De acordo com o relatório trienal divulgado em 2009 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2025, cerca de 3 bilhões de pessoas - mais da metade da população mundial - sofrerão com a escassez de água.
Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), a previsão é de que a falta de água afetará cerca de 5 bilhões de pessoas no mundo até o ano de 2050. ... A ameaça maior para o futuro da água não é o seu desaparecimento, uma vez que ela evapora, se transforma em chuva e volta para o solo.
12 dicas para lidar com a falta de água
Considerada o líquido mais importante, precioso e indispensável para a sobrevivência da vida humana na terra, a água tem sido motivo de constante preocupação, pois a forma como a sociedade tem se apropriado e utilizado os recursos hídricos no planeta tem comprometido a qualidade, bem como o acesso de muitas comunidades ...
Para diminuir a gastança, a solução é combater o desperdício e reutilizar a água potável. De nossa parte, a chave é mudar hábitos para economizar. Portanto, evite tomar banhos longos – pelas contas dos especialistas, 37% da água usada para o consumo humano vai para o ralo nas chuveiradas intermináveis.
Como podemos evitar a poluição das águas?
Tem mais depois da publicidade ;) Monitoramento periódico das fontes poluidoras. Incentivar o uso de tecnologias menos poluentes. Uso de equipamentos que reduzem os níveis de gases emitidos, dos quais podemos citar: catalisadores automotivos, filtros despoluidores nas chaminés das indústrias, além de outros.
10 Formas de Contribuir para Salvar os Oceanos
Veja como contribuir: – Recicle e diminua o uso de produtos plásticos. Mais de cinco trilhões de peças de plástico flutuam no oceano, matando inúmeros animais marinhos anualmente. ... Para diminuir o impacto, evite usar sacolas e garrafas plásticas, e prefira itens com poucas embalagens.
10 atitudes que você pode tomar para salvar os oceanos
Uma vez no mar, o lixo segue o fluxo da corrente marinha. O resultado é um grande número de garrafas pet, plásticos, embalagens de papelão flutuando na água e presas nos manguezais. Além da poluição das águas, os detritos prejudicam aves e animais que vivem e se alimentam nas margens do estuário.
Ao contrário dos materiais orgânicos, os plásticos concentram-se nos oceanos e podem levar 500 anos para se decomporem. Afetam diretamente a fauna marinha, pois são confundidos com alimentos e ingeridos pelos animais, causando sua morte e contaminando cadeias alimentares, com sérios impactos na saúde dos seres humanos.
A poluição marinha ocorre porque tanto os mares quanto os oceanos recebem diariamente, em todo o mundo, uma infinidade de poluentes, como esgoto doméstico, industriais, lixo sólido, que são levados pelos rios que deságuam no mar.
As principais causas da poluição marinha são: petróleo, combustíveis e outros produtos químicos que chegam as águas dos oceanos quando ocorrem vazamentos em navios ou são descartados propositalmente por pessoas responsáveis por embarcações, acidentes em oleodutos ou plataformas de petróleo que geram vazamento para as ...
Os fundos dos oceanos do planeta estão repletos de cerca de 14 milhões de toneladas de microplásticos provenientes da decomposição das grandes quantidades de lixo que chegam ao mar todos os anos, segundo a agência científica nacional da Austrália.
Mediterrâneo é o mar mais poluído do planeta, mas "ainda vamos a tempo de o salvar" A cada ano, os oceanos são contaminados por 13 milhões de toneladas de plástico, matando 100 mil espécies marinhas, diz a ONU. Pior caso é o do mar Mediterrâneo, mas "ainda vamos a tempo de o salvar".
Oceano Antártico
A expressão “Sete Mares” surgiu na Antiguidade, quando os antigos povos acreditavam que o mundo estava dividido por sete deles: Adriático, Arábico, Cáspio, Mediterrâneo, Negro, Vermelho e a região do Golfo Pérsico.
No Dia Nacional do Mar, que foi ontem (16 de novembro), a Quercus destacou os 10 principais problemas a afetar os Oceanos: