Quantas dúvidas, não é? Tanto a espera dos nove meses de gestação quanto o nascimento do pequeno são dois momentos especiais, mas também cheios de incertezas e soluções que desaparecem e voltam dia após dia. Muitas vezes, essas questões surgem por estarem relacionadas a temas que não são discutidos com frequência e naturalidade, como a sexualidade feminina – especialmente durante a gestação e após ela. Por isso, ouvimos diferentes especialistas sobre o assunto e respondemos uma das primeiras questões que ligam maternidade e sexo: quando é possível voltar a ter relações sexuais depois de ter um filho?
Olá, como está escrito no próprio post, você corre o risco de engravidar e se machucar. Use sempre a camisinha e converse com o seu médico sobre tomar anticoncepcional! Evite manter relações, espere o período de resguardo, tome cuidado.
O tempo médio informado pelos médicos é de 30 a 40 dias, tempo suficiente para o útero se recuperar e a cicatrização da vagina – no caso de parto normal – ou abdômen – no caso de cesárea – evoluir. Caso que em caso de parto normal a cicatrização tende a ser mais rápida.
Como estamos falando de pessoas únicas, cada mulher pode se sentir pronta para o sexo antes ou depois desse tempo médio, já que fatores emocionais também influenciam. Mas lembre-se, ao sentir dor ou desconforto durante o sexo é melhor interromper a penetração e abusar da criatividade para manter o clima de romance entre o casal.
No caso de parto normal, é comum realizar um corte entre a vagina e o ânus para ajudar o bebê a sair, o chamado episiotomia. Após o parto é necessário costurar essa região e a cicatrização leva em torno de 30 dias. Ter relação sexual antes que o tecido vaginal esteja regenerado, especialmente nos primeiros 15 dias após o parto, traz riscos dos pontos estourarem.
Sim, pode-se engravidar no resguardo, o que é muito pouco indicado visto que o útero ainda não se recuperou da gravidez anterior. Além de evitar a relação nesse período, garanta que, caso você ignore essa recomendação, está se protegendo de outra gravidez nessa fase.
Sim, mas para isso a mulher deve investir em exercícios. O tecido vaginal e a musculatura ao seu redor são elásticos para permitir a passagem do bebê. Eles estão preparados para todo esse processo. Porém, para a recuperação, é indispensável fazer exercícios específicos para fortalecer os músculos da vagina. O ginecologista pode prescrever alguns deles.
Boa noite, o indicado é evitar peso durante os 30 primeiros dias, ou seja, não tem risco pra você nesse tempo pós parto, mas se puder evite peso. Sobre relação sexual, você já pode ter.
A relação sexual após o parto, seja ele parto normal ou cesárea, só deve ocorrer quando a mulher se sentir preparada, segura e acima de tudo com desejo pra acontecer. No ato sexual em si após o parto, não ocorre dor. Mas pelo medo de machucar ou até mesmo de ferir os pontos, as coisas podem não fluir como deveriam e acabar provocando um leve incômodo. Portanto vá com calma, nada de posições que exigem mais esforço físico.
Boa tarde, parto normal, normalmente, 30 dias após o parto. Em se tratando de cesárea, 45 dias após. Isso porque, além da relação ser mais dolorosa, existe a chance a da mulher contrair alguma infeção uterina.
oi por favor me ajudem tenho um parto cesariana recente de 6 meses , minha bebe tem 6 meses dia 31 de madrugada tive relação com meu marido e ele gozou dentro e eu nao tomei a pirula do dia seguinte corro o risco de engravidar não tomo nenhum tipo de anticoncepcionais
Os mais indicados são os à base d’água. Eles não danificam o látex da camisinha, não alteram o pH da vagina e não estragam a vida útil dos brinquedos eróticos – caso eles sejam uma opção para inovar na hora da relação.
Meu filho so tem 2 meses comecei a tomar oh remédio de evitar oh remdio e de amamentação de ate 6meses comecei dia 22 de Março de 2020 sendo que no terceiro dia de remedio fiz relação sexuais com meu Marido e ele ejaculou dentro tem alguma possibilidade de eu ficar grávida de novo?
Hj faz 16 dias que tive minha bb e que estou de resguardo da cesariana e hj tive relação com meu marido, mais eu estava bem lubrificada, será que vou ter algum problema por isso
Antes de tudo, é importante ressaltar que essa pergunta não é feita com o intuito de pressioná-la a voltar a pensar em transar após dar à luz. Todo o processo não é fácil, pelo contrário, ele é cansativo e demanda muito da mulher tanto física quanto psicologicamente, mesmo que com amor envolvido. E a pausa de sexo é exatamente sobre essa exigência do corpo para se reestruturar a fim de se manter saudável.