EQST

Qual O Agente Causador Da Meningite?

Qual é o agente causador da meningite?

Existem muitos tipos de bactérias que podem causar meningite. As principais causas no Brasil são: Neisseria meningitidis (meningococo) Streptococcus pneumoniae (pneumococo)

O que pode provocar a meningite?

A meningite é uma inflamação nas membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas e fungos ou por processos não infecciosos, como um traumatismo. A forma de transmissão depende do tipo.

O que leva uma pessoa a ter meningite?

A meningite pode ser causada por diferentes bactérias, vírus e até fungos. Saiba como você pode pegar a doença, os métodos de prevenção e os seus sinais. A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro (as meninges), que afeta toda a região e dificulta o transporte de oxigênio às células do corpo.

Qual a diferença da meningite viral é bacteriana?

Meningite pode ser causada por vírus ou bactérias. A diferenciação só pode ser feita por exames, em especial a coleta de líquido da medula espinhal (punção lombar). MENINGITE VIRAL: é a forma mais comum e mais leve da doença e frequentemente acomete crianças pequenas e bebês, especialmente no primeiro ano de vida.

O que é meningite fulminante?

Segundo Celso Granato, professor de infectologia da Unifesp, a doença é fulminante. O risco de morte é de 10% a 20%. Os sintomas incluem febre alta e repentina, dor de cabeça, rigidez do pescoço, vômitos, em alguns casos sensibilidade à luz e confusão mental. A doença pode ser prevenida com vacinas.

Como se pega meningite em bebê?

Bebês mais velhos e crianças geralmente desenvolvem infecção através de contato com secreções respiratórias (por exemplo, saliva ou muco nasal) que contêm bactérias que causam a meningite. As bactérias que podem infectar bebês e crianças mais velhas incluem Streptococcus pneumoniae e Neisseria meningitidis.

O que podemos fazer para evitar a meningite?

Como se proteger da Meningite bacteriana

  1. Lavar as mãos frequentemente, usando água e sabão, especialmente após comer, utilizar o banheiro ou assoar o nariz;
  2. Evitar estar em contato com pacientes infectados com meningite por muito tempo, não tocando em saliva ou secreções respiratórias que possam estar em lenços, por exemplo;

O que fazer para se prevenir da tuberculose?

Como prevenir a tuberculose?

  1. Vacinação com BCG. A vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS), protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea. ...
  2. Tratamento da Infecção Latente pelo Mycobacterium tuberculosis. ...
  3. Controle de infecção.

Quais são as formas de prevenção da dengue?

A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas.

O que colocar no ralo para evitar o mosquito da dengue?

Para evitar que os ralos transformem-se em criadouros, o morador deve despejar cloro, desinfetante ou sal grosso, de duas a três vezes por semana. O ideal é colocar, em cada ralo, meio copo (do tipo americano) do produto, ou uma colher de sopa de sal grosso.

Como prevenir a dengue nas escolas?

Para evitá-lo, é preciso fazer a limpeza adequada e não deixar água parada em recipientes como garrafas, pneus, vasos de planta, baldes, entre outros. Além disso, é importante lavar o local com esponja para garantir que os ovos do mosquito não estejam na parede do vasilhame.

O que aprendemos com ele sobre a dengue sua transmissão e prevenção?

Para evitar a dengue é preciso impedir que o mosquito Aedes aegypti se reproduza. Para tanto, é preciso eliminar todos os possíveis criadouros. Em pratos de vasos de plantas, recomenda-se colocar areia, para evitar que ali se junte água. Reservatórios como caixas de água e piscinas devem estar tampados e cobertos.

O que é dengue texto resumido?

A dengue é uma doença causada por um vírus, o qual é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre, dores no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas. Manifestações hemorrágicas, quando ocorrem, podem indicar um caso mais grave da infecção.

O que devemos manter sempre bem fechada?

Devemos mantê-la sempre bem fechada (caixa d'água); Usados para decorar a casa, não devemos deixar que acumulem água (vasos de plantas);