Quando O Homem Pecou Ele Perdeu A Semelhança De Deus?

Quando o homem pecou Ele perdeu a semelhança de Deus

Todos nós conhecemos a triste história. O pecado de Adão foi uma intromissão violenta e diabólica no propósito de Deus. Por causa do pecado, o homem se tornou culpado, alvo da ira de Deus, merecedor de castigo eterno, expulso da presença do Senhor e sem comunhão com Ele. “O salário do pecado é a morte” (Rm 6.23).

As doutrinas sobre a Queda do Homem

Nesse dia seremos a perfeita imagem e semelhança de Cristo. Diante dele, nós nos encontraremos profundamente extasiados, admirando o esplendor daquele que nos resgatou. Nesse momento, a imagem de Deus terá sido completamente restaurada em nós.

Essa condição não significa que o homem é tão mal quanto possa ser; nem mesmo que o homem seja incapaz de pensar ou realizar alguma coisa boa. A imagem de Deus no homem não foi completamente perdida. Além disso, o próprio Deus, por sua infinita misericórdia, derrama sobre todos a Graça Comum.

A Queda do homem e os efeitos para toda humanidade

A Queda do homem e os efeitos para toda humanidade

Este ponto enfatiza a verdade bíblica de que se não for pela Graça Salvadora, o homem nunca escolherá Deus. A única maneira de o homem seguir os mandamentos do Senhor e ter uma conduta de vida que agrada a Deus, é se o próprio Deus intervir.

Realmente existe alguma dificuldade em se interpretar a sentença sobre a serpente como espécie que serviu de personificação para Satanás na ocasião da Queda do Homem. Isto acontece por conta do duplo sentido com referência ao próprio Satanás.

A verdadeira doutrina bíblica é a que Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança. O homem foi dotado de intelecto, capacidade de governo, tomada de decisão e responsabilidade moral. Se tirarmos ou ignorarmos a historicidade da Queda do Homem, então será impossível interpretar a Bíblia.

A imagem e semelhança Deus no homem foi desfigurada

O homem é a imagem e semelhança de Deus, e essa característica não pode ser separada de sua natureza. Porém por esta mesma natureza ter sido corrompida, a imagem de Deus no homem foi fatalmente atingida e desfigurada.

Vimos que o homem ainda é imagem e semelhança de Deus, porém numa versão pálida, distorcida e corrompida pelo pecado. Também vimos que por si mesmo homem algum pode recuperar a imagem perfeita e imaculada com a qual foi criado originalmente.

Se você quiser fazer meu Curso de Teologia Grátis e Descomplicada [ACESSE AQUI]

Existe alguma diferença entre “imagem” e “semelhança”?

Existe alguma diferença entre “imagem” e “semelhança”?

Mas o problema não foi apenas que o homem se tornou culpado diante de Deus, mas também que a sua própria natureza se corrompeu e se estragou. O homem perdeu a vida e a imagem de Deus. Tornou-se uma outra criatura. Não era mais o mesmo, era um homem morto para Deus e inútil para o Seu propósito.

Agora fica mais fácil percebermos que no versículo 24 do capítulo 3 de Gênesis, a expulsão do homem do jardim e a proibição à árvore da vida foi, na verdade, uma benção para a humanidade. Isto porque sabemos que quando nossa vida terrena chegar ao fim, então, finalmente, mais uma vez estaremos com Deus. Portanto, nesse aspecto a morte é uma providência Divina.

A sentença após a Queda do Homem

E não foi apenas Adão que se tornou inútil. Depois que se corrompeu, ele teve filhos à sua própria semelhança e imagem (Gn 5.3). Agora, toda a descendência de Adão ficou arruinada e inútil para o Propósito de Deus. A Palavra afirma que o pecado e a morte passaram a todos os homens.

Além do mais, em Gênesis 5:3 lemos sobre o nascimento de Sete, onde a expressão “imagem e semelhança” aparece novamente. Porém, dessa vez, ela se refere ao fato de que Adão teve um filho à sua imagem e semelhança.

Barra Laretal

Algumas pessoas questionam se isso não parece injusto, já que toda a humanidade herdou o pecado de um só homem. Sobre isto, é preciso perceber que Adão foi criado como líder e representante de toda a raça humana. Ele não possuía pecado, foi criado pessoalmente por Deus e seu código genético era perfeito. Com certeza ele era o mais bem preparado entre todos os homens para representar a humanidade.

Saindo do livro de Gênesis, o Salmo 8, mesmo de forma implícita, revela que o homem caído ainda é portador da imagem de Deus. Quando partimos então para o Novo Testamento, esse ensino fica ainda mais claro.

O homem perdeu a imagem e semelhança de Deus após o pecado?

Entender o que é a Queda do Homem é algo fundamental para a compreensão do restante das Escrituras, sobretudo o plano de redenção com o sacrifício de Jesus no Calvário. Além disso, a a Queda do Homem também explica perfeitamente a situação atual em que a humanidade se encontra.

No último versículo do capítulo 3 de Gênesis, lemos que Adão e Eva foram expulsos do jardim do Éden. Eles também foram impedidos de se aproximarem novamente da árvore da vida. A partir dali, as consequências da desobediência não ficariam isoladas ao primeiro casal. A sentença proferida por Deus atingiu toda a humanidade! O pecado se tornou universal, e todos foram separados de Deus.

O homem perdeu a imagem e semelhança de Deus após o pecado?

O homem perdeu a imagem e semelhança de Deus após o pecado?

Por fim, diante desse evento tão triste e em meio às sentenças de Deus em relação à desobediência do homem, temos notícias de que a Queda não pegou Deus de surpresa. O próprio Deus revelou no episódio da Queda do Homem que ainda havia esperança; uma esperança decretada por Ele ainda antes da fundação do mundo (Efésios 1:4) e anunciada em Gênesis 3:15.

Com isto, podemos perceber que ambas as palavras são utilizadas indistintamente, como sinônimos. Logo, devemos entender que a expressão “à semelhança de Deus” é apenas outra maneira de se dizer que “somos criados à sua imagem”.

Quando o texto bíblico diz domine ele o homem sobre os peixes do mar sobre as aves do céu sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais Gen 1 26 Qual é o termo hebraico para domine e qual o seu significado?

“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai- vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra” (Gn 1,28). ... O livro trata da origem do mundo, dos seres humanos e dos antepassados do povo de Israel.

O que significa a palavra homem na Bíblia?

Podemos resumir, portanto, os significados do termo ʼdm (םדא) em alguns grupos de significados: homem, espécie humana, Adão; solo, terra; vermelho, ser vermelho; pedra avermelhada (coralina, rubi ou sárdio); Edom (povo).

O que Deus disse quando criou o ser humano?

Então Deus disse: ... Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher e os abençoou, dizendo: — Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem.

Em qual país nasceu Adão e Eva?

Arqueólogo inglês diz que encontrou, no Irã, o Jardim do Éden. Só que, para ele, o lugar foi o berço da civilização -- e não da espécie humana, como diz a Bíblia.

Qual é o túmulo mais antigo do mundo?

Wadi-us-Salaam

Qual é o cemitério mais famoso do mundo?

Conheça os 12 cemitérios mais famosos ao redor do mundo

  • Père-Lachaise, Paris. Encontre voos para Paris em oferta!
  • Cemitério da Recoleta, Buenos Aires. ...
  • Merry Cemetery, Romênia. ...
  • Highgate Cemetery, Londres. ...
  • Aoyama, Japão. ...
  • Jewish Cemetery, Praga. ...
  • Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro. ...
  • Green-Wood Cemetery, Nova York.

Qual o cemitério mais antigo do Brasil?

British Burial Ground

Qual é o maior cemitério do Brasil?

Sepultamentos não param no Cemitério da Vila Formosa, o maior da América Latina.

Qual é o maior cemitério de São Paulo?

Cemitério da Vila Formosa

Quantas pessoas são enterradas por dia no Cemitério da Vila Formosa?

No cemitério de Vila Formosa, o maior da América Latina, que fica em São Paulo, são realizados mais de 80 enterros diários.

Quantos Cemiterios tem a cidade de São Paulo?

Em São Paulo, são enterrados anualmente centenas de mortos sem identidade ou sem resposta. Na cidade existem 22 cemitérios e um crematório municipais.

Quais os cemiterios de São Paulo?

Qual o valor de um jazigo?

No Cemitério Metropolitano, por exemplo, é possível encontrar jazigos perpétuos para uso futuro a partir de R$6.

Como é o Serviço Funerário da Prefeitura?

As ações prestadas pelo Serviço Funerário Municipal vão desde a homenagem funeral até o sepultamento ou cremação do corpo. ... O funcionário da agência poderá auxiliar na definição do horário do sepultamento (ou cremação), reservar salas de velórios municipais e passar informações sobre os cemitérios municipais.