Nasceu no século XV, com o desenvolvimento do capitalismo mercantil registrado em Portugal, na França, Inglaterra e Espanha. Nas quatro nações, o Estado Moderno surge a partir da segunda metade do século XV e, posteriormente, é registrado também na Itália.
Os Estados Nacionais Modernos formaram-se a partir da crise social e política do sistema feudal, quando novas estratégias políticas, econômicas e socioculturais foram sendo empregadas (final do século XIV e inicio do XV).
As principais características do Estado Moderno são a instituição do voto, com escolha direta dos representantes, divisão das fronteiras de acordo com elementos étnicos e emprego do sistema capitalista de produção.
Entre as características do Estado Moderno estão: Soberania do Estado: o qual não permite que sua autoridade dependa de nenhuma outra autoridade. Território: espaço geográfico que delimita a ação do Estado. ... Distinção entre Estado e sociedade civil: evidencia-se com a ascensão da burguesia, no século XVII.
Qual das características abaixo não corresponde a característica de um Estado moderno? Território delimitado. Moeda única. Exército temporário.
Estado: É a pessoa jurídica formada por uma sociedade que vive num determinado território e subordinada a uma autoridade soberana. ... Nação: Agrupamento humano, cujos membros, fixados em um território, são ligados por laços históricos, culturais, econômicos e lingüísticos.