Você pode imaginar um mundo onde todos nós vivemos com a atitude de querer ver o bem e nunca ficar presos no “mau” ou negativo? Falar bem dos outros é definitivamente um hábito que pode ser uma virtude – ou pode ser tóxico.
Um cenário possível, apesar de indesejável, é que houve algum mal-entendido que acabou afastando essa pessoa do grupo social. É muito importante destacar que a comunicação assertiva é protagonista das relações interpessoais e tudo conta: o tom de voz, a linguagem corporal, empatia e as palavras utilizadas são elementos prioritários para uma comunicação saudável que permita a fluidez dessa relação interpessoal. É por essas e outras que o estilo de comunicação assertiva é uma das grandes habilidades para a vida.
Por que ela/e parou de falar comigo no WhatsApp? O medo do compromisso é uma característica pouco saudável que algumas pessoas têm, certamente você ouviu este termo em casos de casais, no entanto, para estabelecer uma relação seja de trabalho, amigável ou comunitária, é necessário estar disposto a se comprometer, mesmo em um grau mínimo. O compromisso é, em parte, responder ativamente a qualquer necessidade ou demanda e há pessoas que não estão dispostas a fazer isso.
Coisas triviais como cumprimentar a caixa do supermercado e dizer que a cor azul fica bem nela; ou dizendo à minha amiga Gaby que ela está linda hoje, ou enviando uma mensagem para minha amiga Ana Maria para que ela saiba que sinto falta da alegria de sua companhia agora que ela se mudou.
E o pior ou mais perigoso é que o cérebro se acostuma com qualquer um dos dois que escolhermos realizar, o que pode nos levar a desenvolver o hábito de pensar e falar negativamente.
A lei da proximidade, sob o ponto de vista sociológico, afirma que pessoas tendem a se relacionar mais com quem se encontra fisicamente perto. O contato físico gera uma sensação de proximidade que, até então, nada pode substituir. Você também pode considerar essa possibilidade quando se pergunta porque ele/a não manda mais mensagens.
Ele/a manda mensagem e some? A timidez pode ser um traço da personalidade que afeta as relações interpessoais de maneira significativa. Pode ser que você já tenha passado por isso: conhece alguém, sente algo pela pessoa e ela desaparece, do nada. Uma das explicações pode ser a de que essa pessoa é tímida. Uma característica comum de gente assim é essa tendência a se afastar, ter dificuldades em se relacionar, sentir vergonha e evitar se expor fisica e emocionalmente para os demais por medo do julgamento.
Embora seja dolorido encarar isso, nem todas as pessoas que passam pela nossa vida devem ser consideradas amizades. Ao longo de sua vida você encontrará um grande número de pessoas com quem compartilhará momentos agradáveis, mas que a longo prazo não permanecerão, porque seus propósitos, seus interesses e a vida em geral, os levarão em diferentes direções. Nada pessoal.
Há algum tempo, para o meu próprio bem, decidi que se não tivesse nada de bom a dizer sobre alguém, ao invés de optar pelo silêncio, tentaria encontrar algo de bom naquela pessoa.
Mas não deixei por isso mesmo; Eu queria levar isso um pouco mais longe. Então, decidi me concentrar em encontrar algo de bom em cada pessoa com quem interagi todos os dias e deixá-los saber o que vi.
Você já ouviu aquela história de que os opostos se atraem? Não é bem assim. Para conseguir estabelecer qualquer tipo de relação com alguma pessoa é fundamental que vocês tenham, pelo menos, um ponto em comum, algo que interesse ambos. Isso também se aplica aos casais; ser complementar não é sinônimo de ter características opostas e muito menos compatibilidades extas. É uma simples questão de terem interesses, valores e objetivos em comum e criar o equilíbrio necessário nessa trajetória para conseguir a estabilidade esperada.
Ele/a manda mensagem e some? Esta é uma causa comum, acredite ou não. Hoje em dia, a vida tem um ritmo super agitado que às vezes impede ou dificulta a manutenção de relações interpessoais com a mesma fluidez que em tempos anteriores. Essa é a ironia de viver o momento com as maiores possibilidades de comunicação tecnológica da história e ter tempo limitado para utilizá-las para fins de relacionamento interpessoal.
Então faça você mesmo este exercício: pegue uma caneta e papel e faça uma lista de suas qualidades e defeitos. Quase posso garantir que será mais difícil para você pensar em seus pontos positivos do que em seus defeitos. E é isso que quero dizer quando falo em “procurar o bem”, as coisas positivas. Temos que trabalhar até que se torne um estilo de vida, uma virtude.
Nem sempre são outras pessoas que decidem ir embora, às vezes você mesmo afasta elas, consciente ou inconscientemente. Se isto está acontecendo frequentemente em suas relações interpessoais, seria bom que você olhasse para dentro de si mesmo, que trabalhasse de forma reflexiva para que você pudesse identificar se não é você quem está promovendo estas atitudes em outras pessoas.
O conteúdo deste artigo não foi feito para substituir orientações médicas, assim como exames, diagnósticos ou tratamentos. Entre em contato com um médico ou outro profissional de saúde sempre que quiser começar, mudar ou interromper qualquer tipo de tratamento de saúde.
Este artigo é meramente informativo, em Psicologia-Online não temos a capacidade de fazer um diagnóstico ou indicar um tratamento. Recomendamos que você consulte um psicólogo para que ele te aconselhe sobre o seu caso em particular.
Parou de falar contigo? É verdade que esse inconveniente também pode ser utilizado como uma desculpa, mas vez ou outra esses problemas podem surgir e, inclusive, a nível mundial. Isso nem sempre é uma desculpa, considere o contexto e isso ajudará a entender se a versão da outra pessoa faz sentido ou não.
Falar bem dos outros leva-nos a ignorar as suas imperfeições ou defeitos, e a elogiar as suas virtudes, qualidades, dons e talentos. Não é que estejamos tentando encobrir seus defeitos, mas queremos ajudá-los para que suas virtudes os levem a melhorar também em outras áreas.
Neste artigo, falamos sobre o que fazer quando uma pessoa se afasta de você.
Por que ela/e não manda mais mensagens? Por quem pessoa se afasta? Assim como no caso da timidez, a insegurança em uma pessoa tem o potencial de aliená-la do ambiente social. No caso de uma pessoa insegura, o distanciamento pode ser devido ao medo de rejeição, que surge da dúvida se ela será aceita ou não.