EQST

Qual O Tipo De Exame Para Ver A ATM?

Qual é o tipo de exame para ver a ATM?

A ressonância magnética (RM) é o exame de eleição para o estudo da articulação temporomandibular (ATM) quando se deseja pesquisar anormalidades de tecidos moles(1). É o único exame que possibilita a visualização do disco articular e tecidos moles circunjacentes(1).

Quais as principais estruturas que compõem a ATM?

Na sequência, veja um pouco mais sobre cada uma das estruturas da anatomia da ATM!

  • Fossa mandibular e protuberância articular. A fossa mandibular ou glenoide é a porção mais profunda do osso temporal. ...
  • Côndilo mandibular. ...
  • Disco articular. ...
  • Zona bilaminar. ...
  • Cápsula articular. ...
  • Líquido sinovial. ...
  • Ligamentos. ...
  • Vascularização.

Como é formada a articulação temporomandibular?

A ATM é a articulação formada pelo osso temporal do crânio com a mandíbula bilateralmente, constituída pelo disco articular,tecido retrodiscal (zona bilaminar), membrana sinovial, cartilagem articular, cápsula articular e superfície articular, que é formada pelo côndilo da mandíbula e a fossa mandibular do osso ...

Onde fica a articulação ATM?

A ATM é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca; é o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio. É uma das articulações mais complexas do corpo humano.

Quais são os componentes ósseos da ATM?

Em geral, a ATM, referida como a articulação mais complexa do organismo humano, apresenta como componentes ósseos a fossa articular, que faz parte da porção escamosa do osso temporal, e o côndilo da mandíbula, localizado no topo do pescoço condilar(1,10).

Como é classificado o osso temporal?

Osso temporal é um osso par que forma as laterais do crânio ou têmporas. É um osso irregular e situa-se ínfero-lateralmente a caixa craniana.

Quais ossos formam a fossa temporal?

A fossa temporal é uma depressão na região temporal, e um dos maiores marcos anatômicos do crânio. O osso temporal, o osso esfenoide, o osso parietal e o osso frontal contribuem para a sua parede côncava. Ela localiza-se superiormente à fossa infratemporal, que está localizada abaixo do arco zigomático.

O que é fossa Infratemporal?

A fossa infratemporal é um espaço que existe abaixo da fossa temporal. Seus limites incluem: Superiormente – asa maior do osso esfenoide. Inferiormente – músculo pterigóide medial.

O que são ossos anterior e posterior?

Parte anterior: o palato mole e a maxila. Parte média: o osso esfenoide, o processo petroso do osso temporal e a parte basilar do osso occipital. Partes laterais: os arcos zigomáticos, a fossa mandibular, as placas timpânicas e os processos estiloide e mastoide. Parte posterior: o osso occipital.

Qual a diferença entre Neurocranio e Viscerocranio?

Os ossos da cabeça são divididos em: duas partes: o Neurocrânio e o Esqueleto da Face (Viscerocrânio). O neurocrânio fornece o invólucro para o cérebro e as meninges encefálicas, partes proximais dos nervos cranianos e vasos sanguíneos.

O que são Fontanelas e quais são as duas principais?

Fontanela é o espaço amolecido entre os ossos do crânio dos recém-nascidos. São também conhecidas como “moleiras”. O crânio do recém-nascido possui seis fontanelas. Uma fontanela anterior (ou bregmática) e uma fontanela posterior ou lambdóidea.

O que pode acontece se apertar a moleira do bebê?

De acordo com a pediatra, quando a moleira está um pouco levantada pode ser sinal de meningite (inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal). “Se a alteração for acompanhada de febre, a criança deve ser levada ao pediatra”, alerta.