5 horas
Não serão aceitas imagens de pessoas com óculos escuros ou artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). A fotografia deve mostrar o rosto inteiro do participante com uma boa iluminação e foco, nos formatos de arquivo JPEG e PNG, com tamanho máximo de 2 MB. Imagens em PDF não serão permitidas.
O Enem 2021 tem tudo para manter o mesmo jeito das edições anteriores. Ou seja: uma prova presencial e outra digital, no novo formato do exame (que começou em 2020). Nas duas provas, o candidato precisará resolver 180 questões ao todo.
Não será obrigatório fazer o exame. Segundo o Inep, a implementação desse novo modelo de prova será gradual: em 2021, apenas os alunos do 1º ano do ensino médio poderão optar por fazer a prova seriada. ... De 2023 em diante, estudantes do 1º, do 2º e do 3º ano do ensino médio poderão realizar o Enem seriado.
Os itens obrigatórios para que os candidatos possam fazer a prova são:
O candidato que participar do exame deve ter em mãos caneta esferográfica transparente de tinta preta.
Alguns candidatos ficam receosos se podem usar camiseta regata, bermuda, chinelos, entre outras roupas e calçados no dia das provas. Na verdade, o Edital do Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto a vestimenta.
Lembre-se de que muitas salas podem ter ar-condicionado e, se você costuma sentir frio, é bom levar um casaco.
Para evitar fraudes (colas indevidas) a prova do Enem é realizada em 4 versões de cores diferentes, são elas: amarela, azul, branca e rosa. Apesar das cores diferentes, as provas possuem as mesmas questões, pois o que difere uma da outra é a ordem que as questões são montadas.