EQST

Qual O Sentido Do Verbo Agradar?

Qual o sentido do verbo agradar? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual o sentido do verbo agradar?

O verbo AGRADAR, no sentido de “ser agradável, ter agradado, deixar satisfeito...”, é transitivo indireto. ... O verbo AGRADAR é transitivo direto (sem preposição) quando usado no sentido de “fazer agrado”.

Qual a regência do verbo agradar?

Com o sentido de ser agradável, causar satisfação e corresponder à expectativa, o verbo agradar atua como um verbo transitivo indireto, estabelecendo regência com a preposição a: agradar a. É impossível agradar a todos.

Qual é a transitividade do verbo gosta?

No sentido de achar bom, ter afeição, aprovar, "Gostar" é Transitivo Indireto e exige a preposição de: Gosto de maçã. Gosto muito de você.

Em que títulos se empregou o verbo agradar como transitivo direto?

Verificado por especialistas. a) Em que títulos se empregou o verbo "agradar" como transitivo direto? > Títulos I e III, porque o verbo "agradar" tem complemento não preposicionado.

Qual a pergunta que se faz ao verbo?

Gosta de quê?] Se couber fazer uma das seguintes perguntas ao verbo: “QUEM?” ou “O QUÊ?”, a resposta será objeto direto. Ex.: O cachorro de Maria só come ração. (Pergunta-se: o cachorro de Maria só come o quê?

O que é objeto indireto Cite exemplos?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

Quais são os objetos indiretos?

Do ponto de vista da sintaxe, objeto indireto é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto e vem sempre acompanhado de preposição. ... O objeto indireto pode ser formado por substantivo, ou pronome substantivo, ou numeral, ou ainda, uma oração substantiva objetiva indireta.