Resposta
Além de ser o único órgão do corpo que se regenera, o fígado se destaca por ser responsável por funções extremamente complexas e importantes para nossa saúde. Suas células são capazes de produzir diariamente 100 gramas de proteínas aproximadamente.
Confira a seguir alguns dos principais sintomas do aumento do baço
A esplenectomia é a cirurgia para a retirada total ou de uma parte do baço, sendo que este órgão é responsável por produzir, armazenar e eliminar algumas substâncias do sangue e produzir anticorpos, mantendo o equilibro do organismo e evitando infecções.
A esplenectomia é o tratamento de escolha para uma série de doenças hematológicas benignas, incluindo a púrpura trombocitopênica idiopática, púrpura trombocitopênica trombótica e esferocitose hereditária. Este procedimento também pode ser indicado para algumas doenças malignas específicas que acometem o baço.
Gastrectomia subtotal. O procedimento consiste em remover apenas uma parte do estômago, ocasionalmente, junto com uma parte do esôfago ou a primeira parte do intestino delgado (duodeno). A parte restante do estômago é então religada.
Gastrostomia e jejunostomia (enterostomia) são procedimentos cirúrgicos para a fixação de uma sonda alimentar. Um orifício criado artificialmente na altura do estômago (gastrostomia) ou na altura do jejuno (jejunostomia), objetivando uma comunicação entre a cavidade do estômago e a parede do abdómem.
INTRODUÇÃO: O câncer gástrico é caracterizado como a mais frequente neoplasia do aparelho digestivo, sendo uma patologia de origem multifatorial que se desenvolve a partir de lesões na mucosa gástrica causadas pela ação de fatores endógenos e exógenos durante um período de tempo prolongado.
A mucosa gástrica é a camada de membrana mucosa do estômago que contém as glândulas gástricas. Nos seres humanos possui cerca de 1 mm de espessura e superfície lisa e aveludada. É formada por um epitélio interno, lâmina própria média e muscularis mucosae externa.
A maioria dos tumores gástricos ocorre em algum ponto da camada de revestimento interna do estômago e aparece como uma lesão elevada, irregular, de milímetros de diâmetro, muitas vezes ulcerada, lembrando uma verruga com uma pequena cratera em seu ponto mais alto.