Os lactobacilos (bactérias presentes no leite) executam fermentação lática, em que o produto final é o ácido lático. Para isso, eles utilizam como ponto de partida, a lactose, o açúcar do leite, que é desdobrado, por ação enzimática que ocorre fora das células bacterianas, em glicose e galactose.
A fermentação ocorre no citosol e inicia-se com a glicólise, quando ocorre a quebra de glicose em duas moléculas de piruvato. ... Quando o piruvato é transformado em ácido láctico, dizemos que ocorreu uma fermentação láctica; mas quando se transforma em álcool, a fermentação é chamada de alcoólica.
Tipos de Fermentação. O tipo de fermentação será definido de acordo com o seu produto final. Por exemplo, se há a produção de álcool, então essa é uma fermentação alcoólica. Já nos casos em que o produto do processo é o ácido lático, ela será considerada uma fermentação lática.
O aumento da temperatura também consegue cessar a atividade das leveduras. É o processo conhecido como pasteurização. O mosto é aquecido em temperatura próxima de 95oC por alguns segundos, matando-as. A própria pressão do CO2 pode ser uma forma de se interromper a fermentação.
A fermentação é o processo em que as leveduras consomem os açúcares fermentáveis do mosto e os transformam em álcool e gás carbônico e reduzem o PH da cerveja. ... a quantidade e viabilidade da levedura. se houve boa aeração do mosto. o controle da temperatura da fermentação.
Temperatura de fermentação A fermentação em temperaturas mais altas é mais rápida, tem maior multiplicação de leveduras e maior formação de álcoois superiores. Caso opte por uma temperatura mais baixa tem-se um tempo maior porém com menos álcoois superiores.
A solução ideal para então controlar melhor a temperatura da fermentação é o uso de uma geladeira dedicada com um controlador de temperatura. Isso vai garantir que a temperatura sempre fique na faixa ideal de trabalho da levedura, por exemplo 20°C (no caso das Ales).
Quanto mais alta a temperatura de fermentação da cerveja, menos tempo será necessário para que a levedura consuma todos os açúcares, porém mais ésteres serão liberados. Em média temos de 2 a 6 dias para Ales e 4 a 10 dias para Lagers.