O potencial motriz para a transferência de calo é meio, seja ele um sólido ou um fluído.
Sua unidade de medida é W/m 2. de transferência de calor não varia ao longo da superfície, se mantendo a mesma em qualquer posição. Sua unidade de medida é W: J/s. térmico e gradiente de temperatura?
Coeficiente de condutividade térmica é uma característica da natureza do material. Corresponde à quantidade de energia, sob a forma de calor, que passa, num segundo, através de 1m² de superfície, quando a diferença de temperatura entre o interior e o exterior é de 1°C.
Condutividade térmica (λ com a unidade W/(m•K)) descreve o transporte de energia – na forma de calor – através de um corpo, como resultado do gradiente de temperatura (veja fig. 1). De acordo com a segunda lei da termodinâmica, calor sempre flui na direção de menor temperatura.
A condutividade térmica é uma característica específica de cada material, e depende fortemente tanto da pureza como da própria temperatura na qual esse se encontra (especialmente em baixas temperaturas). Em geral, a condução de energia térmica nos materiais, aumenta à medida que a temperatura aumenta.
5.
Nas condições de regime permanente, a condutividade térmica é calculada pela medição do fluxo de calor e do gradiente médio de temperatura na amostra. O fluxo de calor é obtido a partir da quantidade de energia fornecida para manter constante a temperatura da placa quente. A temperatura é medida a partir de termopares.
A constante de condutividade térmica k é maior para materiais bons em transferir calor (como metais e pedras), e k é pequeno para materiais que não são bons em transferir calor (como o ar e a madeira).
Em outras palavras, alguns conduzem mais calor que outros. Os metais, a exemplo da mencionada vareta, são bons condutores de calor, enquanto a lã de vidro, a borracha e a madeira são maus condutores. O material com baixa condutibilidade ainda pode ser considerado um isolante térmico.
Perceba que materiais como cobre e prata são bons condutores elétricos e também bons condutores de calor, tendo altos valores de condutividade térmica. Materiais como borracha, madeira e isopor são maus condutores de calor, logo possuem valores menores de condutividade.
São exemplos de materiais com baixa condutividade térmica, menor ou igual a 0,065 W/(m.K): A poliestireno estrudado, poliestireno expandido, lã de rocha, lã de vidro, espuma rígida de poliuretano.
Quanto menor o coeficiente, melhor o resultado obtido pelo material. Entre os principais isolantes térmicos utilizados atualmente estão a cerâmica, a lã de vidro e o poliestireno expandido (EPS Isopor®), sendo o terceiro o mais recomendado em todos os tipos de construção, tanto no Brasil como no mundo todo.
62%
Para calcularmos sua condutividade, basta calcular o inverso de sua resistividade – e não o inverso da resistência elétrica, que é chamada de Condutância – cuidado para não confundir os termos!
Algumas das propriedades interessantes do alumínio incluem boa aparência, facilidade na fabricação, boa resistência à corrosão, baixa densidade, alta proporção de força para o peso e alta resistência à fratura. Alumínio puro não tem resistência à tração alta. ...
No alumínio, em testes normais, o limite de resistência chega a 50 milhões de inversão de tensão e pode variar de 25% a 50% da tensão de ruptura, conforme a liga. O alumínio puro funde a 660ºC e várias ligas possuem um ponto de fusão inferior a esse.
Propriedades Mecânicas do Alumínio
As ligas com base em alumínio não-ligado contêm entre 99,0% e 99,5% de alumínio, sendo o restante, principalmente, ferro e silício.
O alumínio é encontrado na natureza apenas na forma de minério, ou seja, faz parte da composição de uma substância mineral. O minério mais comum em que encontramos o alumínio é a bauxita: Bauxita: é um minério que apresenta óxido de alumínio hidratado (Al2O3. xH2O).
Al
Algumas das propriedades interessantes do alumínio incluem boa aparência, facilidade na fabricação, boa resistência à corrosão, baixa densidade, alta proporção de força para o peso e alta resistência à fratura.
Vantagens do Alumínio
Aplicações do Alumínio