A picanha, que é retirada da peça de alcatra, é um dos cortes de carne mais deliciosos e saborosos. Sendo um dos pedaços mais utilizados para fazer o tradicional almoço do final de semana, ele pode ser feito inteiro no espeto ou cortado em fatias para a grelha. Porém, muitas pessoas não sabem como cortar picanha da forma correta e acabam prejudicando o seu sabor.
A peça de picanha deve ter entre 1 kg e 1,2 kg. Caso estiver ultrapassando deste peso, você estará levando pedaços de coxão duro! Fuja de picanhas que apresentam uma gordura mais amarelada, isto é sinal que a carne vem de um animal velho. Outro aspecto a ser cuidado é quando a picanha vem embalada: procure por embalagens a vácuo ou que não contêm muito sangue em seu interior.
É muito comum servir carne assada no forno, pois isso permite que que a mesma asse por igual, além de ser simples de fazer. Logo, também não é necessário usar temperos muito diferentes para preparar esse tipo de carne. A dica de ouro é que a picanha seja feita com a gordura para cima com o objetivo de que ela derreta, deixando a peça mais suculenta e gostosa.
Já este tutorial explica como cortar o pedaço de picanha para o espeto. Assim como os outros vídeos, a gordura não deve ser retirada quando for colocada para assar. Corte tiras de três até quatro dedos, salgue-as bem e coloque no espeto.
O vídeo com tutorial explica a forma correta de cortar a picanha para fazer espetinhos. Corte em tiras de aproximadamente um dedo e depois corte de novo em pequenos cubos, como demonstrado no vídeo. Finque primeiro a parte da carne, deixando a gordura na ponta e em contato com o próximo pedaço.
Ainda, se preferir, você pode selar a picanha antes de cortar ou de temperar. É necessário então pegar a peça inteira e grelhar, sempre começando pela parte da gordura, até começar a pingar. Depois, sele a outra parte e espere por três minutinhos. Por fim, corte em tiras e agora já pode começar a temperar para, aí sim, levar para grelhar de verdade.
Ao temperar, use sal grosso. Polvilhe por cima de toda a carne e reserve cerca de cinco minutos. Antes de começar a cozinhar, retire algum sal, pois já estará suficiente salgada.
Com bifes grossos, você pode espetar tranquilamente. "Corte a picanha em bifes grosso de quatros dedos de espessura, dobre a picanha e espete. Tempere com sal. Dessa forma o ideal é servir casqueirando a picanha, e depois voltando para a churrasqueira. O ideal é espetar só a picanha, já que o modo de servir ideal é o casqueirado", afirma.
Não é novidade para ninguém que a picanha é a queridinha dos churrascos e das cozinhas brasileiras. Afinal, essa é uma peça deliciosa, versátil e que pode ser feita inteira, cortada ou no espeto. Sabendo disso, separamos um manual para você aprender a cortar essa carne da maneira certa. Acompanhe a leitura!
Para preparar essa carne, primeiro cubra o fundo de uma assadeira com 1 kg de sal grosso e coloque a picanha por cima. Depois, cubra-a com o resto do sal e leve a assadeira para o forno. Por fim, retire a camada do sal e corte em fatias colocando o molho sobre a carne. Outra dica importante é que a picanha pode ser colocada para assar até mesmo congelada.
Agora que você já sabe tudo sobre picanha, vá ao açougue ou mercado mais perto de você e compre o seu pedaço de proteína para preparar para o próximo final de semana e surpreender todos com uma carne macia, saborosa e bem suculenta! Uma dica para ajudar a absorver melhor o sal é fazer alguns riscos não tão fundos na parte da gordura. Bom apetite! Aprenda também como desossar frango.
Para fazer os espetos, você deve cortar os pedaços em torno de 3 a 4 centímetros, sem retirar a gordura. Depois, é só salgar a carne com sal grosso e levar para assar na churrasqueira. Além disso, é importante colocar os pedaços de picanha com a gordura em contato com o próximo pedaço de carne, dando mais suculência para o espetinho.
Este vídeo com passo a passo demonstra como deve ser cortada a picanha para grill. Podendo ser de um ou dois dedos, o corte em tiras é a melhor maneira de deixar a carne mais suculenta e saborosa. Não se deve tirar a gordura da carne, pois ela é responsável por conceder todo o sabor à carne ao ser assada.
A grelha deve estar a cerca de 20 cm da brasa para, em oito minutos, obter uma carne malpassada, muito suculenta. Não se esqueça de nunca furar a carne para ela não perder os sucos.
A carne deve estar a cerca de 40 centímetros do fogo; isto vai fazer com que a preparação demore cerca 30 minutos para que a carne fique ‘no ponto’ ou malpassada. Não deixe passar demasiado porque irá perder a maciez típica da picanha.
Identificar a picanha é importante para você não ser enganado na hora de comprar em um açougue ou mercado, ou até mesmo em um restaurante. A picanha é caracterizada como um pedaço de carne pequena, triangular e que possui uma bela e grossa capa de gordura. Este corte também não apresenta músculos e tende a ser uma peça com muito sangue, fazendo com que seja tão suculento na hora de servir.
"Para identificar onde termina a picanha e onde começa o coxão duro, é só observar as veias da picanha. Da ponta mais fina até a parte mais grossa, você vai encontrar três veias, um orifício onde se você apertar, vai sair um pouco de sangue. Onde se encontra a terceira veia, da parte mais fina para a parte mais grossa, é onde termina a picanha. Dessa veia pra frente é o início do coxão duro", explica.
Aprenda a forma correta de cortar a picanha através de alguns vídeos com passo a passo para não prejudicar o seu sabor na hora de servir. Tenha em mãos uma faca bem afiada apropriada para este corte.
Normalmente a picanha tem até 1,5kg. Passando disso você pode estar comprando partes de coxão duro. Para reconhecer a picanha e saber que está comprando o corte certo, José Almiro ensina alguns truques.
Para assar na churrasqueira, há uma forma para a picanha ficar ainda mais suculenta. "Eu gosto de começar assando ela inteira. Dou uma assada na gordura. Depois viro, selo a parte da carne. Tiro da grelha e corto em bifes de 2 a 3 dedos. Volto com os bifes para a grelha, braseiro forte (20 cm da brasa), sela dos dois lados. Vai estar mal passada, que é o meu ponto preferido. Caso queira mais ao ponto, depois de selada os dois lados, coloque no braseiro médio (40 cm da brasa) e deixe chegar no ponto desejado. Corte e coloque sal fino ou de parrilla", indica.