O estudo sobre o papel do enfermeiro na CCIH é de extrema importância, pois é ele o responsável pelo atendimento de maior contato com o paciente na unidade de saúde. Isso o torna responsável pela utilização de técnicas e rotinas que tanto previnem como minimizam o potencial de infecção dentro das unidades.
De uma forma geral o papel do Enfermeiro nessa Comissão é o de orientar os profissionais de Saúde no que diz respeito a prevenção de infecções e contribuir com medidas específicas para que não ocorra disseminação de microorganismos dentro do ambiente hospitalar.
Estimulação de medidas de higiene, principalmente das mãos, que são um dos principais veículos de transmissão de microrganismos, com a lavagem frequentes, ou com uso do álcool gel.
A segurança que a enfermagem pode oferecer no combate às infecções por germes resistentes, é assegurar a observância da higiene perfeita, da desinfecção concorrente e terminal nas unidades dos pacientes, e uso de técnica asséptica quando indicada. As mãos são também veículo de germes.
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) é um órgão de assessoria à autoridade máxima da instituição, sendo normatizada legalmente de acordo com a Portaria 2.
Esta segunda-feira, 15 de maio é o Dia da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). A principal função da CCIH é reduzir o risco de aquisição de infecções hospitalares por parte dos usuários de unidades de saúde, especialmente de pacientes internados, a fim de melhorar a qualidade da assistência.
Os hospitais de todo o país devem constituir uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), com o objetivo de reduzir os riscos de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).
Os membros consultores deverão incluir representantes dos seguintes serviços: médico, enfermagem, farmácia, laboratório de microbiologia e administração. Em instituições com número igual ou menor que 70 leitos, a CCIH pode ser composta apenas por 01 (um) médico e 01 (um) enfermeiro.
Quais as principais atribuições da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar?
A implantação da CCIH iniciará primeiramente com a escolha dos profissionais (Médico e Enfermeiro) para composição da comissão. Será levado em consideração durante o processo de indicação para os cargos, o perfil dos profissionais, os quais já fazem parte do quadro de profissionais da UMJMB.
Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) É o grupo responsável por executar as ações necessárias para a identificação precoce das infecções hospitalares, a fim de garantir a segurança total de todos os pacientes. São responsáveis por elaborar e coordenar o PCIH (Programa de Controle de Infecção Hospitalar).
Para diagnosticar a Infecção, os médicos observam se o paciente por acaso não chegou ao hospital durante o período de incubação do agente causador e realizam alguns procedimentos: Observação geral do paciente; Observação das informações do prontuário; Análise de resultados de exames laboratoriais.
Quais as principais causas de infecção hospitalar?
A ocorrência de uma infecção dependerá principalmente da relação de desequilíbrio entre três fatores, os quais incluem a condição clínica do paciente, a virulência e inoculo dos micro-organismos e fatores relacionados à hospitalização (procedimentos invasivos, condições do ambiente e atuação do profissional de saúde).
Em UTIs gerais, as infecções urinárias, respiratórias e associadas a cateteres vasculares são as mais freqüentes.
São ainda considerados mais vulneráveis às infecções hospitalares: tabagistas, obesos, pacientes submetidos a cirurgias de grande porte ou transplantes, idosos e bebês. As bactérias que afetam os pacientes internados também costumam ser mais resistentes aos antibióticos.
Infecções respiratórias – Pneumonia (mais comum) Algumas bactérias mais comuns neste tipo de pneumonia são Klebsiella, Enterobacter, Pseudomonas, Acinetobacter, Staphylococcus aureus, Legionella, Mycoplasma, além de alguns tipos de vírus.
As infecções podem ser causadas por diversos organismos, como as bactérias.
Infecção Hospitalar é a infecção adquirida após a internação do paciente, que se manifesta durante a internação ou mesmo após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.
Conheça as infecções mais comuns
As infecções bacterianas são doenças que ocorrem quando as formas prejudiciais de bactérias se multiplicam no interior do corpo. O prognóstico das infecções varia de leve a grave, dependendo muito do estado geral do hospedeiro.