A Teoria da Seleção Natural tem por objetivo explicar como o meio ambiente age sobre os organismos, selecionando e garantindo a sobrevivência de alguns indivíduos. ... A Seleção Natural garante, portanto, que no meio ambiente apenas organismos com características favoráveis permaneçam e reproduzam-se.
Seleção estabilizadora Neste caso a seleção natural atua contra os dois fenótipos extremos e favorece os intermediários. Um exemplo clássico desse tipo de seleção é a associação entre a frequência do alelo responsável pela anemia falciforme e a ocorrência da malária em algumas regiões da África.
A seleção natural tardia diminui a variabilidade genética, assim, quanto mais intensa a seleção natural sobre um determinado grupo de indivíduos menor será sua variabilidade, pois há a seleção dos genótipos. O processo atua em todas as populações, mesmo em ambientes regulares, eliminando os fenótipos desviantes.
Resposta. Resposta: Quanto maior a variabilidade, maior a chance de sobrevivência daquela espécie, pois uma população com grande variabilidade genética possui maior chance de possuir indivíduos que apresentem a capacidade de sobreviver caso ocorra uma mudança drástica no ambiente.
12- (UFPE) Quando se considera o processo evolutivo, se tem em mente que as populações experimentam um conjunto de mudanças ao longo do tempo. ... ( ) Casamento entre pessoas aparentadas (cruzamentos consanguíneos) aumenta a frequência de alelos deletérios na população.
Suscetível de evolução ou que produz evolução, que se transforma, modifica ou aperfeiçoa: processo evolutivo.