* 1 ponto Capturar o rei do adversário. Dar xeque no rei. ... Colocar o rei sob ataque de tal forma que ele não consiga escapar.
O jogo é uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo, por ter uma característica lúdica se torna mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento, preparando sua inteligência e caráter, tendo conhecimento de quantidade e de espaço.
A prática do jogo de xadrez desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões. Inicialmente é de fundamental importância que os professores transmitam aos seus alunos os objetivos de trabalhar com o jogo de xadrez no ambiente escolar.
Desenvolvendo a memória, a concentração e o raciocínio lógico, o xadrez estimula o aprendizado. Quais são as vantagens de aprender o xadrez? O xadrez, que surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do Século XV, é muito mais que um jogo.
Ajuda a prevenir a doença de Alzheimer Um estudo recente publicado no The New England Journal of Medicine mostrou que pessoas que se envolvem em atividades de alongamento do cérebro, como xadrez, têm menor probabilidade de desenvolver demência do que seus colegas que não praticam jogos de tabuleiro.
Ele é um jogo para todas as idades, é um ótimo exercício cerebral pois ele estimula funções do cérebro, como a atenção e a memória, que são funções de extrema importância tanto para o desenvolvimento das crianças como para manter a capacidade cerebral de idosos.
É difícil aprender xadrez O jogador deve aprender o movimento de seis peças, das quais a de menor valor, o peão, tem os movimentos mais complicados. Então deve aprender as regras sobre o ataque e a defesa do rei, tais como o Roque. Deve-se aprender também algumas regras sobre partidas em que nenhum jogador ganha.
Os benefícios mentais de aprender a jogar xadrez
O xadrez incentiva a concentração, raciocínio lógico, memória e aprendizagem dos alunos. ... O xadrez, considerado por muitos um esporte, tem mais de cinco séculos de histórias. Ele surgiu no sudoeste da Europa na segunda metade do século XV, durante o Renascimento Cultural.
Nenhum estudo até agora conseguiu relacionar a prática do xadrez ao aumento de QI. Mas o jogo pode estimular habilidades associadas à inteligência. ... Embora o jogo de tabuleiro não deixe nenhuma pessoa mais inteligente, ele tem sido usado como ferramenta para desenvolvimento de inteligência artificial.
Xadrez é um esporte, também considerado uma arte e uma ciência. Pode ser classificado como um jogo de tabuleiro de natureza recreativa ou competitiva para dois jogadores, sendo também conhecido como Xadrez Ocidental ou Xadrez Internacional para distingui-lo dos seus antecessores e de outras variantes atuais.
O xadrez pode ser considerado um esporte pois tem regras e tem um vencedor; uma arte pois utiliza o calculo de lances que muitas vezes são abstratos e também pode ser uma ciência por ser um jogo onde se trabalha com muitos estudos e cálculos exatos.
O objetivo do jogo de xadrez é muito simples. O enxadrista precisa movimentar suas peças de maneira que ele consiga deixar o rei adversário sem saída (xeque-mate). Fazendo isso, o jogo chega ao seu final. Obviamente, os movimentos para se chegar a uma situação de deixar o rei do oponente em xeque não são aleatórios.
O surgimento do xadrez se deu no século VI, na Índia, com o nome de shaturanga, que significa “os quatro elementos de um exército”, em sânscrito. Posteriormente, o jogo foi para a China e para a Pérsia.
A segunda descreve também o Xadrez cidadela (al-Husûn) e o xadrez grande (al-Kabîr) conhecido posteriormente como Xadrez de Tamerlão. Os persas introduziram o Chatrangue no Império Bizantino por volta do século VII que foi assimilado sob o nome de zatrício (em grego: ζατρίκιον; transl.: zatrikion).
Embora algumas civilizações antigas tenham sido apontadas como o berço do xadrez, tais como o Antigo Egito e a China dinástica, na atualidade pesquisas afirmam que o jogo tenha se originado na Índia por volta do século VI, num formato primitivo com regras diferentes das atuais, o antecessor denominado Chaturanga.
O xadrez se torna um esporte O primeiro torneio com as regras modernas de xadrez foi realizado em Londres, no ano de 1851. O alemão Adolf Anderssen, renomado na época e considerado o então melhor enxadrista no mundo, sagrou-se campeão.
Wilhelm Steinitz
Índia
Maravilhado com a engenhosidade do jogo, o grande rei mandou chamar Sessa, a quem recompensaria pessoalmente. ... Propôs, então, que o próprio súdito escolhesse sua recompensa - afinal, era tão rico, que realizaria qualquer desejo, qualquer que fosse.