O objetivo da ciência é gerar conhecimento objetivo, válido e confiável, tanto para aumentar o conhecimento da espécie humana quanto para aplicá-lo ao bem-estar e desenvolvimento da espécie.
Conclusão: todos os dados obtidos e hipóteses testadas são agrupados para que se construa uma explicação, um princípio, uma teoria ou uma lei que seja útil para contribuir como conhecimento científico.
Observação: envolve a coleta de informações qualitativas ou quantitativas sobre o fenômeno. O pesquisador deve olhar para o que precisa ser respondido e buscar mais informações sobre a situação.
Alguns autores classificam as ciências segundo um critério misto, utilizando a complexidade crescente, de acordo com o conceito de Comte, aliada ao conteúdo (NÉRICI, 1978, p.113 apud Lakatos, 2011, p.25).
Realmente, sabemos o que é ciência? Etimologicamente, o termo ciência deriva do verbo em latim Scire, que significa aprender, conhecer. Essa definição etimológica, contudo, é insuficiente para distinguir ciência de outras atividades também relacionadas com o aprendizado e o conhecimento (PRODANOV; FREITAS, 2013).
Método dialético: baseado em diálogo, debates e argumentação. É composto por três partes: tese, antítese e síntese. A tese se refere ao argumento ou à ideia defendida. A antítese é o argumento que se opõe à tese e atua como uma “provocação”. Por fim, a síntese é a conclusão e a união entre aspectos verdadeiros da tese e da antítese. Essa abordagem de construção de conhecimento científico é bastante explorada nas Ciências Sociais.
A Ciência Moderna, isto é, a ciência que conseguiu articular o método de observação e experimentação com o uso de instrumentos técnicos (sobretudo o telescópio e o microscópio), começou a se desenvolver, propriamente, na Europa do século XVI.
Ao examinar um fenômeno biológico, o cientista sugere uma explicação para o seu mecanismo, baseando-se na causa e no efeito observados. Esse procedimento:
Quando adotamos a palavra ciência , que vem do latim “scientia” e que significa “conhecimento”, por analogia, podemos afirmar que perguntar qual é o objetivo da ciência é o mesmo que perguntar: qual é o objetivo do conhecimento?
Duas das características fundamentais da Ciência Moderna precisam ser ressaltadas. São elas: linguagem matemática, que está implicada nas fórmulas que decodificam os fenômenos naturais, e a relação com a técnica, ou a produção de aparatos tecnológicos capazes de manipular a natureza.
Experimentação: o sistema em estudo é avaliado sob diferentes condições. Também são verificadas as condições para que um determinado experimento possa ser reproduzido. Nessa fase, as hipóteses formuladas são testadas.
Método estatístico: aplica ferramentas estatísticas para a investigação de um fenômeno. Os dados disponíveis são organizados, analisados e interpretados de forma quantitativa, com base em um tratamento estatístico-matemático. Esse método fornece dados numéricos para a probabilidade de acerto e margem de erro dos resultados obtidos.
A ciência usa um método particular, o método científico, elemento essencial do processo do conhecimento efetuado pela ciência para distingui-la, não apenas do senso comum, mas também das outras modalidades de expressão da subjetividade humana, como a filosofia, a arte, a religião. Trata-se de uma somatória de procedimentos lógicos e de técnicas operacionais que possibilitam o acesso às relações causais constantes entre os fenômenos (SEVERINO, 2016, p. 106).
Chaui afirma que são três as exigências de cientificidade: (I) que haja coerência entre os princípios que orientam a teoria; (II) que os modelos dos objetos sejam construídos com base na observação e na experimentação; (III) que os resultados obtidos possam não só alterar os modelos construídos, mas também alterar os ...
Análise das hipóteses: envolve o julgamento das hipóteses, podendo estas serem rejeitadas, mantidas ou modificadas. Para a hipótese ser aceita como verdadeira, os resultados obtidos devem coincidir com o resultado esperado, de acordo com a hipótese proposta.
Tradicionalmente, aceita-se que o principal objetivo da ciência tenha sido a construção de conhecimento e entendimento, independentemente de suas possíveis aplicações. Para alcançar esse conhecimento objetivo, é utilizado o método científico , que consiste em uma série de etapas.
Questionamento: são construídas perguntas que podem ajudar a explicar o fenômeno, resolver a questão em estudo ou encontrar possíveis razões que ocasionaram a situação-problema. Alguns exemplos de questionamento são: “Por que esse fenômeno ocorre?”, “Quais os fatores que podem influenciá-lo?”, “Como é possível descrevê-lo?”.
O racionalismo é uma teoria filosófica que se baseia na afirmação de que a razão é a fonte do conhecimento humano. O empirismo é uma teoria filosófica baseada na ideia de que a experiência é a fonte do conhecimento. Acreditam em intuição. Não acreditam.
Uma forte ênfase na matemática e não mais na filosofia, nos símbolos e nas atitudes é outra marca registrada característica da ciência moderna que vai de mãos dadas com a capacidade de observação e o método científico.
Entende-se por ciência uma sistematização de conhecimentos, um agrupamento de preposições logicamente relacionadas sobre o comportamento de determinados fenômenos que se pretende estudar (MARCONI; LAKATOS, 2011)
Se considerarmos que existem infinitos critérios ou idéias sobre o conceito ou a definição do que é ciência, isso também acontece com a resposta à pergunta sobre qual é o objetivo ou objetivo da ciência.
Formulação de hipótese: são elaboradas possíveis respostas ou soluções aos questionamentos propostos na etapa anterior. As hipóteses são consideradas válidas até que algum teste ou indício seja suficiente para invalidá-la.
A complexidade e diversidade do universo, assim como dos fenômenos que nele se manifestam, aliadas à necessidade do homem entendimento dos mesmos, levaram ao surgimento de diversos ramos de estudo e ciências específicas as quais precisam de uma classificação, seja de acordo com sua ordem de complexidade, ou de acordo com seu conteúdo: objeto ou temas, diferença de enunciados e metodologia empregada (MARCONI; LAKATOS, 2011).
A ciência busca entender o porquê das coisas a partir de fatos, testes e lógica. Atualmente nos usamos da ciência para entender melhor o nosso mundo e aprender como melhora-lo, seja com evoluções de tratamentos na área da saúde, estudo sobre animais, na área da política, psicologia, geografia dentre outros.
Conceito de Ciência A ciência é um modo de conhecer fundamentado em um método, o método científico. ... O objetivo da ciência é explicar, descrever e prever os fenômenos a partir do desenvolvimento de procedimentos metodológicos que possam ser constantemente verificados e reproduzidos.
Ciência representa todo o conhecimento adquirido através do estudo, pesquisa ou da prática, baseado em princípios certos. Esta palavra deriva do latim scientia, cujo significado é "conhecimento" ou "saber".
Significado de Ciência substantivo feminino Conhecimento profundo sobre alguma coisa. Utilização desse conhecimento como fonte de informação; noção: não tive ciência dos acontecimentos. Conhecimento ou saber excessivo conseguido pela prática, raciocínio ou reflexão.
O ícone "Tomar ciência" ( ) na cor "Vermelha" indica que o representante processual ou perito ainda não tomaram ciência do inteiro teor da comunicação e que ainda não há prazo processual em curso. ... Assim que o usuário tomar ciência, significa que o início da contagem do prazo processual começou.
A forma correta de escrita da palavra é ciente, com c inicial. A palavra siente, com s inicial, está errada. Sempre que quisermos referir que alguém é sábio, versado num assunto ou matéria, que está bem informado e que sabe alguma coisa, dizemos que a pessoa é ciente, ou seja, que tem ciência e conhecimentos.
Ciência (do latim scientia, traduzido por "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas.
Expressão que designa alguém que está a par de alguma coisa, ou seja, que está ciente, que sabe o que está acontecendo. Você deve ter ciência sobre todos os seus atos.
Que entende de qualquer assunto, ciência ou objeto do conhecimento; sábio. substantivo masculino Assinatura colocada num documento no momento em que se toma conhecimento de seu conteúdo. Etimologia (origem da palavra ciente). Do latim sciens.
Ciente é um adjetivo que qualifica o que tem ciência, conhecimento ou informação a respeito de algo. Um indivíduo ciente é aquele que sabe e mantém-se informado sobre determinada coisa. Estar ciente de algo é o mesmo que estar informado sobre a existência ou a natureza desta coisa.
Que está informado e consciente: 1 consciente, conhecedor, a par de, cônscio, informado, inteirado, notificado, sabedor. Que domina um assunto ou matéria: 2 culto, douto, entendido, erudito, sábio, versado.
A forma correta de se dizer é: «O funcionário está "ciente de que" não há resposta da solicitação», ou «..."ciente que"...»? Poderia me explicar gramaticamente? Trabalho com esta frase diariamente e, na minha opinião, o correto é "ciente de que", mas não estou certa e não consigo resposta em nenhum livro ou site.