The Star-Spangled Banner é o hino dos Estados Unidos. Ele foi composto em 1814, pelo advogado e poeta norte-americano Francis Scott Key, e fala sobre Deus, guerras e o triunfo do país.
A missão de ambos não era defender a cidade, mas negociar a libertação do Dr. William Beanes, um idoso que havia sido levado como refém pelos britânicos. No entanto, durante o bombardeamento, o navio em que estava foi impedido de prosseguir. Assim, Key vivenciou as aventuras da guerra e escreveu as estrofes.
A letra do hino oficial dos Estados Unidos não foi escrita com o intuito de ser uma canção. Francis Scott Key, advogado e poeta amador de Baltimore, criou as quatro estrofes de forma despretensiosa após um bombardeio que presenciou em 1812.
Ainda assim, a canção se manteve e representa o espírito patriota dos norte-americanos, que sentem orgulho das vitórias em guerras e batalhas, como pode ser visto no hino nacional dos Estados Unidos em português e inglês:
Inicialmente, o hino dos Estados Unidos da América foi intitulado como The Defence of Fort McHenry (A Defesa do Fort McHenry), remetendo ao que consta nas estrofes. Porém, para se tornar mais popular e memorável, o título foi alterado para The Star-Spangled Banner (A Bandeira Estrelada).
Suas quatro estrofes, com oito versos cada, foram escritas enquanto Francis Scott Key era mantido preso como refém em um navio britânico. Foi lá que, aos 35 anos, pôde assistir ao bombardeio contra o Fort McHenry.
Além de o atual hino dos Estados Unidos ter nascido como poema, outras curiosidades fazem parte de sua história. Uma delas remete à época da Guerra Civil, quando ele foi traduzido para mais de uma dezena de idiomas.
Apesar de muitos acreditarem que o autor do hino nacional dos Estados Unidos presenciou a batalha porque era refém dos britânicos, isso é apenas um mito. Na ocasião, Francis S. Key estava com John S. Skinner, advogado e agente do governo, em um navio norte-americano.
Entretanto, essa canção só se tornou a oficial do país depois de quase um século. Dá uma olhada nas curiosidades que separamos sobre o hino dos Estados Unidos!
Se você ainda não conhece a letra do hino dos Estados Unidos, é hora aprendê-la! Assim, é possível compreender a história da canção e o motivo dela ter sido escolhida para representar o país. Ao combinar o estudo da língua inglesa com essas curiosidades, o aprendizado fica ainda mais divertido!
Já em 1862, The Star-Spangled Banner teve sua estreia como hino num evento esportivo profissional. Mas somente em 1931 o congresso norte-americano aprovou a letra como hino nacional.
Por ser um símbolo nacional, o hino dos Estados Unidos carrega um importante significado para a população norte-americana. Ao longo da canção, é possível entender a tradição e o patriotismo do país, representados por meio da história de uma vitória em batalha.
Na letra do hino dos Estados Unidos você notou a existência de quatro versos, mas somente um é cantado. Isso ocorre com os hinos de todos os países, principalmente em eventos oficiais.
No entanto, The Star-Spangled Banner só se tornou o hino dos Estados Unidos em 1931, quando o Congresso Nacional o aprovou. Ainda que a maioria concordasse, alguns pacifistas, nacionalistas e professores de música da época foram contra essa escolha, propondo outras alternativas que achavam melhores.
Abordada no hino dos Estados Unidos, a Batalha de Baltimore aconteceu durante a Guerra de 1812 (ou Guerra Anglo-Americana), entre os EUA e o Reino Unido. Por dois dias, as forças britânicas (consideradas as mais fortes da época) atingiram a cidade por rio e terra.
O fato é que proibicionistas, pacifistas, nacionalistas e professores de música não gostaram da escolha e foram contra. A melodia, na opinião dos professores, não era a ideal para ser cantada em grupo.
E no nosso e-book Tudo que você precisa saber sobre a cultura dos Estados Unidos você vai ficar por dentro do que acontece lá na terra do tio Sam. Aproveita para baixá-lo e conhecer bastante um dos mais importantes e influentes países do mundo!
O ataque durou 25 horas. Na manhã seguinte, Francis notou que a bandeira dos Estados Unidos continuava de pé, tremulando com o vento. Veio daí a inspiração para o poema The Star-Spangled Banner.
Mark Clague, professor da Escola de Música, Teatro e Dança da Universidade do Michigan, é presidente do Conselho da Fundação “Star Spangled Music” e editor e produtor do “Star Spangled Songbook”.
O poder norte-americano foi visto durante o bombardeamento no Fort McHenry, que fica próximo ao rio Patapsco, às margens de Baltimore. Apenas 1.000 soldados conseguiram defender a cidade contra os ataques da marinha britânica, que abandonou a região após o fracasso no conflito.