Pouco antes da sua saída do fígado, ambos se unem e formam o ducto hepático comum, com cerca de 3 cm de comprimento, que se divide em duas ramificações: o ducto cístico, que chega até à vesícula biliar, e o colédoco, que chega até o duodeno depois de atravessar a cabeça do pâncreas.
A anatomia funcional do fígado é composta por 8 segmentos, cada um suprido por uma única tríade portal, composta por uma veia porta, artéria hepática e ducto biliar. Estes segmentos são organizados em quatro setores separados por cissuras contendo as três principais veias hepáticas.
A porção da bílis que se armazena na vesícula biliar é desviada pelo ducto cístico. A parte que é depositada no duodeno segue através da papila de vates, revestida pelo esfíncter de oddi.
Notas: O ducto cístico é um canal ligado à vesícula biliar que permite a saída da bile para dentro do ducto biliar comum. Este desemboca no intestino delgado (na sua parte superior), alguns centímetros abaixo do estômago.
Os ducto pancreáticos transportam enzimas digestivas do pâncreas ao duodeno (24 estruturas).
Ectasia significa dilatação do ducto pancreático, canal que leva a secreção pancreática do pâncreas para o intestino. Existem diversas causas que podem levar à ectasia do ducto. O melhor é procurar o Cirurgião Geral ou Cirurgião do Aparelho Digestivo para uma melhor investigação.
O duto pancreático (ou duto de Wirsung) é um duto ligando o pâncreas ao duto biliar comum para fornecer sucos pancreáticos que auxiliam a digestão fornecida pelo "pâncreas exócrino".