Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts. Assim, será possível ligar cerca de dez tomadas de 100 watts cada, já prevendo uma margem de segurança.
600 VA
As tomadas do tipo TUG são de corrente máxima de 10A cerca de 1270 watts em 127V cada uma utilizando o fator de potência 1.
Cada Elemento, Iluminação, TUG´s e TUE´s tem sua maneira de calcular a potência ativa sendo que o resultado deve ser em W (Watts). Para a Iluminação a potência total está em VA (Volt Ampere) e deve-se multiplicar por um Fator de Potência Adotada e assim converter em W.
TUE (Tomada de Uso Específico) Usada para alimentar de modo exclusivo equipamento com corrente nominal superior a 10 A, como torneira elétrica, lavadora de louças, chuveiro, ar-condicionado, motor de portão automático, bomba de piscina etc.
Assim, a tomada de 20A é para produtos como micro-ondas, secadores de cabelo profissionais, fogões, fornos elétricos, auto-claves, aspirador de pó, máquina de lavar roupas, secadoras, fritadeiras, ferros de passar e etc.
TUE: Tomadas de Uso Específico São chamadas de específicos os pontos de tomada que alimentam uma corrente nominal superior a 10A. A carga desse ponto de tomada deve ser a carga do equipamento que será utilizado no local.
Qual é a diferença entre Tug e Tue? Tug significa tomada de uso geral aquelas colocadas nos cômodos afim de ligar seus equipamentos. Tues tomada de uso específico aquela tomada destinada ar condicionado , chuveiro elétrico entre outros equipamentos.
Cômodos com área maior que 6 m²: no mínimo 1 TUG para cada 5 m ou fração de perímetro, igualmente espaçadas. Estabelecer 100VA por TUG. ou fração de perímetro, independente da área, igualmente espaçadas. Estabelecer 600VA por TUG, até três, e atribuir 100VA para as excedentes.
O QUE É TOMADA DE CORRENTE? Dispositivo elétrico, cujos contatos estão permanentemente ligados a uma fonte de energia elétrica, destinada a energizar aparelhos elétricos através da conexão de um plugue. São especificadas para tensão de até 250V e corrente de 10A.
Em resumo, o interruptor simples acende ou apaga em apenas um botão o ponto de iluminação. Já o interruptor paralelo, permite controlar um ou mais pontos de iluminação por meio de interruptores diferentes.