O sentido de cultura é amplo. O que nos interessa aqui é saber que a cultura corresponde a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo artístico (literário, dramatúrgico, musical, derivado das artes plásticas etc.) que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante.
Por ser um agente forte de identificação pessoal e social, a cultura de um povo se caracteriza como um modelo comportamental, integrando segmentos sociais e gerações à medida que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.
A cultura é transmitida através das gerações, por meio dos processos de socialização e de interação social.
A cultura de determinada sociedade é passada de uma geração a outra através da educação, manifestações artísticas e outras formas de transmissão de conhecimento. O comportamento dos indivíduos vai depender desse aprendizado cultural.
A cultura integra as pessoas, formando grupos com afinidades e hábitos semelhantes. E essa união sempre foi essencial na história da humanidade, pois o homem é um ser social - e tal sociedade é formada por uma cultura em comum. ... A cultura é um elemento fundamental para o homem, pois traz união!২০ জানু, ২০১৫
A cultura nacional, mistura de diversas tradições e costumes de nacionalidades diferentes, é também a nossa identidade. ... A cultura merece ser valorizada, não só pela sua capacidade educativa e social, mas também por reforçar nossa identidade nacional e unir o povo por meio de suas diferenças.
"A cultura cria formas especiais de comportamento, muda o funcionamento da mente, constrói andares novos no sistema de desenvolvimento do comportamento humano...
Esse conjunto de elementos também é chamado de capital social. A cultura, enquanto complexo de fatores que ajuda a moldar os hábitos os indivíduos e comunidades, tem direta influencia no capital social. ... Nesse contexto, a cultura desempenha um importante papel de emancipação e construção de um projeto nacional.
Os museus são importantes instrumentos de preservação da memória cultural de um povo, e responsáveis por seu patrimônio material ou imaterial. ... O museu tem o papel de informar e educar por meio de exposições permanentes, atividades recreativas, multimídias, teatro, vídeo e laboratórios.
Esses são elementos fundamentais para que uma população se reconheça como sociedade, como uma nação. Sendo assim, preservar a cultura ajuda a manter as tradições para que os habitantes de uma região se reconheçam nas manifestações criadas e mantidas de forma espontânea.
Uma visita bem orientada a um museu desperta a curiosidade e o desejo de entender determinados acontecimentos. Aprender História pode não ser uma tarefa muito fácil. ... Uma visita bem orientada a um museu desperta a curiosidade e o desejo de entender ainda mais determinados acontecimentos.
O museu é uma instituição permanente sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público, que adquire, conserva, investiga, comunica e expõe o património material e imaterial da humanidade e do seu meio envolvente com fins de educação, estudo e deleite.
Além disso, a Internet possibilita visitas virtuais, podendo atrair mais público para a visita 'real'. Ou seja, além de ser um cartão de visitas do museu, a Internet possibilita o acesso ao patrimônio de uma forma mais ampla. Atualmente um grande número de museus possui sites institucionais.
O museu é uma casa de criação onde se preserva a memória de uma cidade, de um país, de uma pessoa, enfim é o lugar de histórias interessantes que nos faz viajar no tempo. Mas, apesar de contar histórias que já aconteceram, o Museu é o lugar para pensarmos o presente e refletirmos sobre o nosso tempo.
Aprendizado. O museu é uma excelente alternativa para aprender mais sobre cultura além do formato convencional das escolas. As exposições de arte podem ajudar as crianças a perceberem e refletirem sobre os sentimentos que surgem quando se deparam com uma obra — o que ajuda no aprendizado da autoexpressão.
Os museus modernos foram criados no século XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. ... O primeiro museu público só foi criado, na França, pelo Governo Revolucionário, em 1793: o Museu do Louvre, com coleções acessíveis a todos, com finalidade recreativa e cultural.
Além de servir para o aprendizado visual, o museu ajuda a incorporar sentidos e fortalece a individualidade sensível e social. A arte potencializa o questionamento, contribui para as pessoas se expressarem porque provoca diálogos.
“Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberto ao público, e que adquire, conserva, estuda, comunica e expõe testemunhos materiais do homem e do seu meio ambiente, tendo em vista o estudo, a educação e a fruição”.
Espero que ela sirva de inspiração para o seu museu!
Uma exposição pode apresentar pinturas, desenhos, fotografias, esculturas, instalações, trabalhos em vídeo, som ou performances de artistas ou de grupos de artistas, assim como colecções de uma forma específica de arte.
Artes. A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
8 tipos de exposição de arte e suas características
O museu mais importante do Brasil - Museu Histórico Nacional
Top 10 museus mais visitados do mundo
O Instituto Inhotim fica na região Central de Minas Gerais, a pouco mais de 60 quilômetros de Belo Horizonte, na cidade de Brumadinho.