A expressão meio-dia e meio (12h 30min.) é comumente dita, no entanto, é incorreta. ... Podemos concluir que a expressão correta é meio-dia e meia, já que o numeral fracionário concorda em gênero com a palavra hora, embora essa esteja subentendida.
Nesse caso o correto é meio-dia e meia, pois a palavra meia é um numeral fracionário e se refere à metade de um todo, de uma unidade. Sendo um numeral fracionário, deverá estabelecer concordância com a unidade fracionada. Neste caso, a unidade fracionada é a hora, um substantivo feminino, ou seja, uma hora, meia hora.
Virá vinculado a um substantivo e concorda normalmente: meia-noite, meia garrafa, meia folha. Meio = advérbio de intensidade. Virá vinculado a um adjetivo e não se flexiona: meio cansada, meio distraída, meio louca, meio triste. Para sair de vez da dúvida, pense na palavra muito: se muito não varia, meio também não.
A palavra "meio", quando fizer parte de um substantivo composto, deve ser seguida por hífen. Ao mencionarmos a hora exata, o correto é meio-dia, que equivale à décima segunda hora do dia.
A manhã, das 6h às 12h (ou ao meio-dia). A tarde, das 12h às 18h. A noite, das 18h às 24h (ou meia-noite). Concordância: O verbo deve concordar sempre com o número de horas ou minutos.
substantivo masculino Hora que indica a metade de um dia, exatamente entre o período da manhã e o da tarde: almoço sempre ao meio-dia. Designação da décima segunda hora; 12 horas. Metade exata de um dia.
Se plural, use a forma são. Mas lembre-se: mesmo que "doze horas" seja plural, "meio-dia" e "meia-noite" são singulares.
O correto é "que horas são". As horas não são algo, e sim um estado, logo, não é possível ter um determinado horário, e sim estar em um determinado horário.
Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).
60 horas
Um dia tem 24 horas, a metade do dia tem 12 horas. Sendo assim, um dia e meio tem: horas.
12 horas
24 horas
Considerando-se um dia solar de 24 horas, ou 1440 minutos, 3,94 minutos seriam consequência do movimento de translação e 23 horas, 56 minutos e 4 segundos consequência do movimento de rotação.
A resposta correta é: 23 horas e 56 minutos. Esse intervalo de tempo é chamado de “dia sideral”. Mas como a Terra se move em sua órbita ao redor do Sol, ela tem que se mover 1 grau a mais para que ele retorne à mesma posição no céu, ou seja, 361 graus.
12 horas
Para produzir vitamina D de forma segura, deve-se tomar banho de sol por pelo menos 15 minutos por dia, sem usar protetor solar. Para pele morena ou negra, esse tempo deve ser de 30 minutos a 1 hora por dia, pois quanto mais escura a pele, mais difícil é a produção de vitamina D.
Viajando com sua velocidade típica, a luz do Sol (e seu calor também) demora quase 13 minutos para chegar até a superfície do planeta vermelho. Para a Terra, esse tempo é de oito minutos. E para Plutão, o planeta mais distante do Sol, a luz da estrela demora cerca de cinco horas e meia.
Para produzir vitamina D, o ideal é tomar sol sem filtro solar com o máximo de partes do corpo expostas por pelo menos 20 minutos ao dia. O sol do início da manhã e do final da tarde produzem menos vitamina D que o horário de pico, entre 12 e 14 horas.
Assim, é recomendado usar protetor solar e pegar sol até às 10 horas e após às 16 horas para evitar problemas para a saúde, como envelhecimento da pele, queimadura e aparecimento de manchas na pele, por exemplo.