O deslocamento diário da moto ou até mesmo o veículo ficar parado por um bom tempo, pode gerar desgaste em certos compartimentos. Dessa forma, é comum notar barulhos oriundos principalmente do motor da moto.
O cidadão pode reclamar junto à Prefeitura sobre o barulho na rua. Por mais que seja difícil controlar o trânsito de veículos nas ruas, em caso de locais próximos a escolas ou a hospitais, o Detran pode reforçar os pontos de fiscalização.
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
As leis de alguns estados sobre silêncio nas ruas também prevê punições para quem trafegue com som alto, o que é menos comum nas motos. Porém, de toda maneira, não é permitido trafegar com uma caixa de som acima dos limites de velocidade.
Para avaliar o estado dos rolamentos, basta chacoalhar cada roda para os lados (longitudinalmente) com a moto parada, à procura de folgas. Se existirem, é sinal de que os rolamentos devem ser trocados, sob pena de travar a roda e até causar um acidente.
Sem dúvida, a embreagem pode ser a responsável por alguns barulhos estranhos vindos do motor da moto. O ruído que identifica algum problema neste componente, pode ser ouvido principalmente na troca de marchas. O que motiva o barulho são as válvulas com folga, que batem entre si.
Prováveis causas são: Escapamento não especificado para o modelo de motocicleta; ... Escapamento furado; Falha de regulagem da mistura (rica ou pobre).
Por isso, realizar a manutenção da motocicleta nos períodos corretos previnem de não prejudicar mais de uma peça. Mas vale lembrar que cada modelo tem seu tempo de vida determinado no manual de instruções.
A marcha irregular e o barulho de “tec-tec” podem ser de válvulas com folga ou até válvulas batendo. É recomendado levar a moto a uma oficina mecânica para verificar. Esse problema, geralmente, é acompanhado de um maior consumo de combustível e aumento da vibração da moto nas pedaleiras. Aconteceu comigo a folga das válvulas, foi só mandar regular e a moto volto ao normal.
Quando o rolamento da roda está quebrado ou danificado, o ruído começa muito fraco e torna-se mais alto ao longo do tempo. Soa como o barulho que seus pneus fazem quando batem em algo metálico na estrada, às vezes parecido com o som de cartas batendo nos aros de uma bicicleta.
A troca de escapamentos e silenciadores não prevista em legislação podem render muitos problemas. Por isso, pode não valer a pena modificar a moto. Em caso de problemas nos equipamentos, o melhor é procurar uma oficina especializada.
Quem é leigo não vai conseguir diferenciar muito bem esses barulhos, mas pode identificar quando são apenas do funcionamento normal da motocicleta, e quando eles são realmente algum problema.
Sons “retumbantes”, como se você colocasse várias peças de metal em uma caixa de metal e sacodisse, são normalmente barulhos do rolamento, talvez da árvore de manivelas. Com o tempo, essas peças vão folgando e desgastando, podendo até travar. É normal o barulho aumentar com a idade da motocicleta. Problema aqui é identificável quando o barulho tem variações em alguma parte da rotação. Exemplo: minha Sahara fazia um barulho diferente na rotação do motor. Eram pequenos “estalos”, que aumentavam ou reduziam a frequência de acordo com a rotação do motor. Após desmontar a moto e testar um dos rolamentos da árvore de manivelas, vi que o rolamento sempre travava em alguns pontos, fazendo barulhos iguais aos que ouvia. Constatei que o rolamento precisava de substituição.
Para além do barulho, a alteração do escapamento e do silenciador pode alterar o funcionamento do motor, expondo a própria moto e o trânsito a riscos. Por isso, há a proibição da alteração ao ponto de mudar as características de fábrica do veículo.
Tanto a campana como o platô possuem a finalidade de fixar os discos e de dar força ao motor. O disco praticamente tem a mesma função. Já o separador de discos, o nome diz tudo.
Nesse sentido, outros sons como apitos e arranques abruptos podem indicar peças soltas ou falta de lubrificação. Por isso, cabe ao próprio motorista tentar identificar as anormalidades no dia a dia.
O dia a dia nas cidades é corrido e barulhento, ainda mais com os milhares de veículos passando pelas ruas. Todo esse som pode incomodar demais as pessoas, e se você é uma das que o barulho de moto te irrita, é preciso ficar de olho em algumas dicas!
Uma das modificações mais comuns para os fãs de motociclismo é a retirada do silenciador para aumentar o barulho do escapamento da moto. O próprio CONAMA permite que haja uma troca dos equipamentos, desde que não altere as condições de funcionamento da moto.
A hipersensibilidade ao barulho da própria moto pode ser indicativo de doenças, como a própria labirintite. Portanto, se o som estiver causando impactos físicos, vale a pena procurar o médico para entender se o incômodo não pode ser sinal de um problema mais complexo.
Ainda no final do século passado, o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) definiu as regras de fabricação e de trânsito para o barulho das motos. E a regra específica está na Resolução nº 252 de 1999.
A verdade é que uma folga nas válvulas é natural, pois existe o dilatamento das peças do motor, em função do calor produzido pela queima de combustível. ... Para resolver, basta uma breve regulagem, que deve ser realizada com o pistão no ponto superior (ou seja na fase de compressão do motor).
Um ruído excessivo produzido pela moto pode ocorrer devido a diferentes problemas, mas o mais importante, primeiro, é inspecionar o motor. O ouvido, neste caso, ajudará você a analisar melhor o problema, para isso é recomendável usar um estetoscópio de oficina, algo que recomendamos a você ter, dado que não é caro e se torna muito útil.
Caso não resolva o problema com nenhum destes métodos, consulte a sua oficina para evitar surpresas na estrada. E lembre-se que é importante resolver o problema do barulho o quanto antes com o objetivo de evitar complicações derivadas do mesmo.