Os astros que giram em torno dos planetas são os satélites naturais, também chamados de luas. O planeta Terra possui como satélite natural, a Lua. No sistema solar orbitam cerca de 170 satélites naturais.
Os astros LUMINOSOS são astros que possuem luz própria, esses astros são chamados de ESTRELAS. Os astros ILUMINADOS são aqueles que não possuem luz própria, eles são iluminados pelo Sol. Os principais astros iluminados são os planetas e os satélites.
Os verdadeiros astros luminosos são as estrelas, pois elas libera, por meio de reações radioativas, gases e a luminosidade que ilumina os planetas, a exemplo da terra, que é iluminada pelo sol. A lua, por sua vez, não tem luz própria, apenas reflete a luz solar.
O SISTEMA SOLAR OS ASTROS SÃO CORPOS CELESTES QUE SE MOVIMENTAM NO ESPAÇO. ALGUNS ASTROS SÃO LUMINOSOS, PORQUE TÊM SUA PRÓPRIA LUZ. ASSIM SÃO AS ESTRELAS. O SOL É UMA ESTRELA E POSSUI LUZ PRÓPRIA.
Quem tem luz própria não precisa viver à sombra de ninguém. Quem tem bastante luz própria não necessita apagar ou diminuir as luzes dos outros para poder brilhar. Dessa imensa escuridão. Se alguém anseia pela sabedoria de Deus, terá de renunciar à própria sabedoria e pedir a luz divina.
meteoróides
Os planetas são astros bem menores que giram ao redor do Sol em órbitas quase circulares. Em ordem crescente de distância heliocêntrica os planetas assim se distribuem: Mercúrio (0,4), Vênus (0,7), Terra (1), Marte (1,5), Júpiter (5,2), Saturno (9,6), Urano (19,2), Netuno (30) e Plutão (39).
Mas a teoria heliocêntrica (com o Sol no centro do Sistema Solar) também já existia. Era conhecida desde a Grécia antiga e foi defendida pelo astrônomo Nicolau Copérnico no início do século 16. Galileu só a comprovou, com a ajuda da luneta.
Todos os planetas do Sistema Solar giram ao redor do Sol. Cada planeta, como já vimos, faz um “caminho” ou trajetória denominado órbita. A Terra, o nosso planeta, gira em sua órbita ao redor do Sol.
Os planetas realizam dois movimentos simultâneos. Eles se deslocam ao redor do Sol percorrendo um caminho chamado órbita. O outro movimento é o de rotação, em que o planeta gira em torno de seu próprio centro. Na ilustração compara-se o tempo que leva cada planeta para completar uma órbita e uma rotação.
Desde a antiguidade sabemos que, além de se moverem em relação às estrelas, os planetas não apresentam um movimento aparente regular. Ora os planetas se movem na mesma direção do Sol e da Lua (movimento direto), ora se movem na direção oposta (movimento retrógrado).
A teoria Geocêntrica, também chamada de sistema ptolomaico, foi elaborada pelo astrônomo grego Claudio Ptolomeu no início da Era Cristã, defendida em seu livro intitulado Almagesto. Conforme essa teoria, a Terra está no centro do Sistema Solar, e os demais astros orbitam ao redor dela.
365 dias