Há diferentes tipos de madeira e cada uma possui uma características que se enquadram a diferentes fins, assim dá para usar da versatilidade da madeira em diferentes projetos, que podem ir desde a parte estrutural até a parte decorativa.
O cedro tem como característica o visual lustroso com reflexo dourado, e é bastante usado por ser uma madeira durável com uso indicado para áreas internas e externas, além de ser resistente ao ataque de cupins e outras pragas.
📍 Critérios de escolha predominantes: que sejam de fácil manutenção, porque estão sujeitas às várias condições climáticas e necessitam de limpeza. Mas, claro, o lado decorativo acaba por influenciar muito.
Entre os tipos de madeira, o carvalho é uma das mais conhecidas e amplamente utilizada em diferentes projetos, que vão desde pisos até móveis, já que a tonalidade de vermelho escuro possui muita personalidade e charme.
O jatobá é uma madeira nobre e bastante procurada no mercado por seu acabamento impecável e coloração que varia de vermelho-alaranjado a marrom-avermelhado, nuances que dão um tom mais quente a madeira.
Usar o porcelanato e a cerâmica pode ser uma incrível alternativa para um visual mais bonito da escada externa. Porém, é essencial adquirir peças antiderrapantes. As cerâmicas e porcelanatos mais comuns no mercado são escorregadias. Elas não devem, de modo algum, serem instaladas do lado de fora do imóvel, pois favorecem acidentes.
Uma escada externa de alvenaria é a opção mais duradoura e segura que qualquer consumidor pode investir. Feita de concreto e tijolos, esse tipo de estrutura combina bem com qualquer visual da decoração. Se for o caso, você pode pintá-lo, e assim garantir um pouco mais de cor à escada. Também existem produtos que podem evitar a criação de lodo ou musgo sobre a superfície.
O conceito de concreto aparente está cada vez mais na moda, principalmente quando usado o cimento queimado, muito presente da decoração hoje em dia.
Se o projeto da sua casa necessita de uma escada externa para sobrado, diversos modelos podem ser escolhidos, respondendo a seu gosto pessoal, mas também às necessidades das pessoas da casa e do projeto em si.
Escadas caracol são muito comuns em espaços reduzidos. Isso porque, elas são instaladas com degraus que, um após um outro, formam uma estrutura circular. Essa configuração requer bem menos espaço do que uma escada de degraus retos. De qualquer forma, esse tipo de modelo também pode ser mais largo, o que o tornará mais elegante e imponente.
A escada externa deve ser resistente, funcional e segura para evitar acidentes. Com todas essas dicas, seu planejamento fica muito mais prático e o lado de fora da sua casa mais belo. Aproveite e confira também ideias de decoração de jardim.
Independentemente do modelo e material, lembre-se também de investir na iluminação do espaço. Uma iluminação comum já é suficiente, mas você também pode escolher instalar luzes na própria escada externa. O efeito visual é muito bonito! O importante é garantir que, mesmo à noite, os usuários poderão subir e descer os degraus, enxergando-os e evitando acidentes.
Assim, é fundamental avaliar bem a opção, e escolher material de construção que evite escorregões. Logo mais, explicaremos quais os produtos ideais para a construção de uma escada externa. Continue acompanhando.
O ipê é uma madeira de coloração pardo-acastanhado e que traz entre os detalhes reflexos e pontos esverdeados, que ficam lindos para destacar as características naturais da madeira.
Qualquer material pode ser requisitado para criar uma escada com degraus vazados, contudo, se você escolher o concreto, é preciso criar uma estrutura com vigas para que ela possa ser construída.
Veja qual é o modelo mais adequado para seu jardim, priorizando a segurança dos moradores e visitantes da casa e pensando do restante da decoração. Veja fotos:
Em termos decorativos, a escada externa de concreto também não fica atrás. Com a possibilidade de garantir um efeito mais simples e, por assim dizer, mais sóbrio ao ambiente, a escada externa de concreto ainda chama a atenção pela variedade. Muitas cores podem ser utilizadas na escada externa de concreto, tendo em vista a simplicidade do material de construção. Ou seja, se você quer ousar na escada externa, optar pelo mais simples é o que te dará isso.
A escada externa em caracol, inclusive, é um dos modelos mais funcionais do mercado, tendo em vista a sua principal vantagem: a otimização de espaço. Devido o formato inteligente e que faz uso da altura para crescer, esse tipo de escada externa muito dificilmente ocupa um grande espaço na área, fazendo com que seja perfeita para áreas com jardim ou quintais mais simples.
Pedras naturais, sem polimento, são ótimas opções devido à sua aspereza. Essa característica garante que o material seja antiderrapante, tornando a estrutura mais segura. De modo geral, quanto maior a rugosidade da pedra, melhor para a área externa. Invista em produtos como a São Tomé, Paduana, Morisca e Lagoa Santa. Evite a ardósia, pois ela facilita a queda dos usuários.
Escadas em U também fazem uma curva, mas dessa vez em 180º. Para isso, elas possuem um primeiro lance de degraus, um patamar, e um novo lance, que fica posicionado “ao lado” do lance anterior, em direção ao chão.
Os pisos de aço são ideais para deixar a escada com um aspecto moderno e sofisticado. Além disso, são indicadas para um conceito de decoração industrial e combinam perfeitamente com revestimentos em cores sóbrias – cinza, preto, marrom, etc.
São elas: madeira resistente, serra circular ou serrote, lixa ou lixadeira, pregos, martelo e óculos de proteção.
Confira os 6 passos necessários para fazer a sua escada:
Como envernizar pavimentos e escadas de madeira
O PU Pisos é um verniz destinado a pisos, escadas e móveis de madeira, podendo ser aplicado sobre madeira nova ou antiga. O Verniz Copal oferece alta proteção, beleza e sofisticação aos ambientes, com um acabamento brilhante e totalmente incolor. Ele é indicado principalmente para portas, balcões e móveis.
Depois de completar a limpeza inicial das escadas, triture a superfície dos degraus e plataformas de madeira com uma lixadeira eletrônica, ou se tiver tempo disponível e vontade também consegue lixar manualmente. Você pode usar uma lixa ou raspador em locais de difícil acesso, como cantos, bordas, entalhes.