A Revolução Inglesa tinha o objetivo de fortalecer a sociedade civil inglesa, diminuindo os poderes dos reis e protegendo os direitos dos cidadãos. ... Por meio dela a Inglaterra abandonou o Absolutismo e se tornou uma Monarquia Parlamentarista, onde o poder político do Rei foi drasticamente reduzido.
A Revolução Inglesa teve duas consequências principais: Estabeleceu um modelo de monarquia parlamentarista, com o centro de poder se deslocando para o parlamento (como é até hoje); Abriu caminho para que a burguesia nacional prosperasse; um primeiro passo para a Revolução Industrial Inglesa no século seguinte.
A principal consequência da Revolução Inglesa foi o fim do Absolutismo naquele país, sendo este sistema substituído pela monarquia parlamentarista, tendo o Rei, ao longo dos séculos, se tornado cada vez menos politicamente importante.
A Revolução Puritana foi um conflito ocorrido na Inglaterra na década de 1640 entre a monarquia e o parlamento. ... Carlos I, rei do país, não aceitava a intervenção política dos parlamentares e, de forma autoritária, governava movido por seus interesses.