Resposta. A OTAN (criada para o lado Ocidental capitalista) e o Pacto de Varsóvia (criada para o lado Oriental socialista), foram criadas com a finalidade de uma aproximação dos países com o mesmo ideal, além de estar preparado para possíveis guerras futuras.
Resposta. Resposta: Garantir maior poder bélico e político, para contra atacar países rivais e também para defender países aliados.
Os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e os Aliados (França, Inglaterra, EUA e, posteriormente, URSS) constituíram as alianças formadas na Segunda Guerra. ... Após seis anos de conflito, mais de 60 milhões de pessoas morreram.
A aliança militar é um acordo entre dois, ou mais nações militares; relacionados com o planejamento de guerra, compromissos ou contingências, tais acordos podem ser defensivos ou ofensivos.
Uma aliança comercial pode ser firmada por duas ou mais empresas, bem como pode ser firmada por dois ou mais países. O principal objetivo de uma aliança comercial é a otimização de esforços para conquistar consumidores ou fornecedores ou, ainda, para desenvolver determinado produto ou serviço em conjunto.
Tratado do Atlântico Norte (Otan)
No Artigo 1° do documento é definida o principal objetivo da Tríplice Aliança: “Sua Majestade o Imperador do Brasil, a República Argentina e a República Oriental do Uruguai se unem em aliança ofensiva e defensiva na guerra promovida pelo Governo paraguaio”.
Contra as pretensões do governo paraguaio, o Brasil, a Argentina e o Uruguai reagiram, firmando o acordo militar chamado de Tríplice Aliança. Antes da guerra, o Paraguai era uma potência econômica na América do Sul. Além disso, era um país independente das nações europeias.
1 de março de 1870
As causas da Guerra do Paraguai estão centradas no processo de formação das nações platinas no contexto da segunda metade do século XIX. Cada nação possuía seus interesses econômicos e políticos, e a defesa desses interesses causou o choque entre o Paraguai e Brasil, Argentina e Uruguai.
Resposta. O Brasil saiu vitorioso do conflito, mas sofreu pesadas baixas e adquiriu um déficit que só viria a ser completamente sanado na década de 1900, além de um aprofundamento da dívida externa, com a Inglaterra, mesmo com o pagamento de indenizações por parte do Paraguai.
O Brasil lutou para defender o Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul), invadido pelo Paraguai. Para entender a guerra, porém, é essencial saber que estavam envolvidos dois blocos de países. De um lado, Brasil, Argentina e parte do Uruguai.
B
Resposta. As principais causas da guerra do Paraguai foi o desentendimento entre a tríplice aliança (Brasil,Argentina e Uruguai) e o Paraguai que queria ampliar seu território até o oceano atlântico para facilitar o comercio, e começou quando os paraguaios apreenderam um navio Brasileiro no rio Paraguai.
Os gastos com a guerra foram altos e prejudicaram a economia brasileira, aumentado a dívida externa e a dependência de países ricos; A Inglaterra aumentou a sua influência no continente, consequência dos empréstimos de dinheiro e apoio militar oferecidos aos países da Tríplice Aliança.
A Guerra do Paraguai foi um conflito militar que ocorreu na América do Sul, entre os anos de 1864 e 1870. Nesta guerra o Paraguai lutou conta a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai. ... O objetivo do Paraguai era obter uma saída para o Oceano Atlântico.
O resultado da guerra para o Paraguai foi desastroso. A infraestrutura e a economia do país foram completamente destruídas, uma vez que o conflito aconteceu, praticamente, somente em território paraguaio.
Resposta. A Guerra do Paraguai foi fruto das contradições platinas tendo como razão última a consolidação dos Estados nacionais na região. Essas contradições se cristalizaram em tornoda Guerra Civil uruguaia, iniciada com oapoio do governo argentino aos sublevados, na qual o Brasil interveio e o Paraguai também.