No começo, os cursos EAD eram voltados para aperfeiçoamento profissional ou ofereciam conteúdo complementar da formação universitária. Com o passar do tempo, foi se tornando possível fazer até uma graduação completa a distância.
O principal objetivo da EaD é oferecer um ensino de qualidade, dinâmico, completo e eficiente através de meios tecnológicos como a internet, vídeo aulas, entre outros. Funciona com a integração entre o tutor, o professor virtual e o aluno.
No Brasil, a EaD surgiu com cursos que eram feitos por correspondência, que contavam com o apoio do rádio e da televisão. Com a disseminação das tecnologias de informação e de comunicação, em meados dos anos 1990, começaram a surgir os programas oficiais e formais de EaD.
Evolução do EAD no Brasil A internet deixou a educação a distância muito mais atrativa para os brasileiros. Nos últimos 20 anos a procura e oferta por cursos de EAD cresceu muito mais do que o esperado. Foi também neste século que as instituições brasileiras.
O ensino a distância foi essencial neste processo, que era aliado à encontros no espaços acadêmicos, quando possível. Chegando na em 1980, as teleconferências se tornam uma realidade um pouco mais palpável. O EAD sobe mais um degrau, permitindo agora interação mais fácil entre aluno e professor.
Todos esses fatores já apontam que o EAD no Brasil, hoje, representa uma área extremamente fértil e em expansão. Ainda segundo o CENSO, no último ano, o número de alunos matriculados nesse mercado cresceu 7,2%. A expectativa é que, em 2018, o EAD no Brasil ganhe mais 600 mil alunos.
Entre eles podemos destacar:
O crescimento de alunos do ensino superior em cursos a distância mostra que a modalidade se confirma como tendência no Brasil. Em 2009, o número de estudantes era de cerca de 330 mil. Já em 2019, os dados apontam um salto para mais de 1 milhão e meio, o que resulta em crescimento de 379%.
5 desafios da educação a distância no Brasil
Vantagens
Uma das melhores maneiras de suprir a falta de interação entre alunos e professores no EAD é investindo em videoaulas. As aulas por meio de vídeos são mais próximas e levam uma experiência bastante próxima das aulas presenciais. Videoaulas são mais atrativas e facilitam – e muito!
Saiba como vencer os 6 maiores desafios do EAD
Essa é a importância da educação a distância nos dias atuais: proporcionar ao aluno que ele mesmo solucione problemas menos complexos. Assim, para evitar que os alunos tenham dificuldade de inserção na nova ferramenta tecnológica, o papel do professor ou monitor é essencial num curso à distância.
Ir com calma, ter aceitação e buscar a força interior são só alguns dos itens.
A evasão é um dos principais desafios a ser superados pelas instituições que oferecem cursos a distância. De acordo com o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), 33,7% dos alunos abandonaram uma graduação EAD em 2015 – taxa que é 22,8% maior que a dos cursos presenciais.
4 principais tipos de avaliação em EAD
A seguir vamos te mostrar os os instrumentos de avaliação formativa mais comuns, para que você possa inseri-los em sua escola.
3. Exercícios realizados no curso. Uma ferramenta bastante comum de avaliação de desempenho em cursos de EAD é a aplicação de exercícios online, que podem ser estruturados de várias formas: questões de múltipla escolha, respostas argumentativas a questões propostas, entre outros tipos de exercício.
se a disciplina tem superposição com outras do mesmo curso; se a metodologia utilizada foi adequada; se a velocidade de introdução de novos conceitos foi adequada; e. se as atividades práticas foram suficientes para aprendizagem.