Antártida
A Antártica, no extremo-sul do planeta, é uma das regiões mais intocadas e inexploradas pelo homem. Com temperaturas médias variando entre -30ºC e -65ºC, a região é o habitat de pinguins, focas, leões-marinhos e baleias. ... No local moram atualmente 16 militares da Marinha, que estão na Antártica desde novembro de 2019.
Segundo as pesquisas já feitas até então, descobrimos que a vida existente sob o gelo é composta de criaturas pequenas e que se movimentam, como peixes, águas-vivas, crustáceos e vermes.
Pesquisadores e exploradores polares passa meses ali, praticamente isolados do mundo, especialmente no rigorosíssimo inverno antártico. ...
Nada de cruzeiros tradicionais por aqui: mares e clima que parecem mudar na mesma velocidade que os fortes e gelados ventos, típicos do Polo Sul, além disso, uma rica vida marinha que proporciona uma experiência que se assemelha a um safári na neve.
Em 27 de janeiro de 1820, ele avistou o gelo sólido que provavelmente era uma plataforma de gelo anexada à terra antártica, agora conhecida como Terra da Rainha Maud. Sem saber, ele tinha companhia: três dias depois, o oficial da Marinha britânica Edward Bransfield avistou a ponta da Península Antártica.
Antártida deve a denominação a uma estrela. A palavra deriva do grego árktos, que significa ursa, usada para denominar as constelações da Ursa, no hemisfério norte.
Sete países reivindicam partes de seu extenso território de 14 milhões de quilômetros quadrados. Alguns são nações próximas, como Argentina, Austrália, Chile e Nova Zelândia. Mas também três países europeus — França, Noruega e Reino Unido — reivindicam soberania sobre setores da Antártida.
Antártida (ou Antártica)...Oceania.