Benefícios de um banco de dados não relacional Escalabilidade – os bancos de dados NoSQL permitem o dimensionamento horizontal e vertical. Em particular, o dimensionamento horizontal é um processo muito mais fácil com os bancos de dados NoSQL e permite uma economia significativa de custos no servidor.
Neste quesito, o banco de dados NoSQL se destaca pela maior disponibilidade, maior rapidez nas consultas, paralelismo de atualização de dados e maior grau de concorrência. Os bancos de dados NoSQL foram projetados para este fim, e da forma mais simples e natural possível.
Os bancos de dados NoSQL tem sido amplamente adotados em empresas como Facebook, Amazon e Google com o intuito de atender às suas demandas de escalabilidade, alta disponibilidade e dados não estruturados.
Conheça os principais bancos de dados NoSQL (não-relacionais)
O que significa “baseado em documentos”? A principal diferença entre MongoDB e os principais sistemas tradicionais de bancos de dados relacionais conhecidos como RDBMS, é que, em vez de tabelas, linhas e colunas, a base para armazenamento no MongoDB é um documento.
JSON
A diferença essencial entre as duas teconologia é que uma é baseada em esquema (Relacional) e a outra não (Não relacional).
Com o MongoDB, também se pode usar esses recursos em tipos de dados mais diversos do que com uma base de dados relacional e em escala....Comparação.
4 razões para usar um banco de dados
As principais vantagens do banco de dados relacional é que são altamente estruturados e têm suportes teóricos consolidados da computação. Os dados são facilmente armazenados e recuperados por meio de SQL. Além disso, eles podem ser restritivos ao acesso e também permitir o uso em camadas.
É um repositório sistêmico para viabilizar o gerenciamento seguro de informações digitais. Um banco é composto de 3 partes: Arquivos, SGBD, e linguagem de conversação. O SGBD é um conjunto de programas que gerencia os arquivos.
O Sistema de Gestão de Bases de Dados (SGBD) ou Data Base Management System (DBMS) e software utilizado para gerir Bases de Dados, permitindo criar base de dados, modificar Base de dados, eliminar bases de dados, inserir dados na Base de Dados e Eliminar dados da base de dados.
Em suma, um SGBD é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de bases de dados. O principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, manipulação e organização dos dados.