A resolução 001/86 – CONAMA define impacto ambiental como “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as ...
Realmente, com o advento da Resolução CONAMA 001, de 1986, o licenciamento ambiental de atividades modificadoras do meio ambiente (como as constantes do rol exemplificativo do seu artigo 2º) ficou condicionado à elaboração do estudo de impacto ambiental e do respectivo relatório de impacto no meio ambiente (EIA/RIMA).
Além disso, a Resolução 001/86 estipulou o rol de atividades modificadoras do meio ambiente sujeitas a licenciamento pelo órgão estadual do Sisnama (o federal atua em caráter supletivo, nos termos do art.
A Resolução Conama nº 1/86, para efeito de estabelecer definições, responsabilidades, critérios básicos e diretrizes gerais para a implementação da Avaliação de Impacto Ambiental, destacou a proteção da saúde, segurança e bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e ...
Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) constitui uma parte do sistema global de gestão de uma organização que visa o controlo dos seus aspectos ambientais, através de uma abordagem estruturada e planeada à gestão ambiental, em todas as suas vertentes (ar, água, etc.), envolvendo toda a estrutura da organização e todos os ...
Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é a parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental.
Sobre a implantação do sistema de gestão ambiental (SGA) é INCORRETO afirmar que: ... As normas legais são referências obrigatórias para as empresas que pretendem implantar um Sistema de gestão Ambiental (SGA).
A Auditoria de Sistema de Gestão Ambiental é aquela em que é avaliado o desempenho de SGA, o grau de conformidade com os requisitos da norma utilizada e se está de acordo com a política ambiental da empresa.
São objetivos da auditoria do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), EXCETO: ... fornecer informação sobre os resultados da auditoria à gerência da organização. C) determinar se o SGA segue ou não o planejado para a gestão ambiental. D) determinar sanções aos que não tenham atingido suas respectivas metas.
A auditoria ambiental de sistema de gestão ambiental é responsável por avaliar o grau de conformidade de uma empresa com os requisitos da norma ABNT com a legislação ambiental e com a política ambiental de uma empresa.
1- sobre a questão ambiental,é incorreto afirmar que: A- o desenvolvimento sustentável constitui um meio para compatibilizar o crescimento socioeconômico,com a preservação dos recursos naturais. ... C- a degradação ambiental surgiu somente após a Revolução Industrial.
Planejamento ambiental é um conceito utilizado no contexto de diversas áreas do conhecimento para se referir a processos e mecanismos de sistematização de ações que visam atingir metas e objetivos de caráter ambiental. Suas definições, instrumentos e metodologias têm sido discutidos desde pelo menos a década de 1970.
O planejamento urbano pode ser definido como um processo de escolha de um conjunto de ações consideradas mais significativas frente a uma problemática urbana, na tentativa de se estabelecer áreas urbanas mais organizadas e com melhor qualidade de vida.
Planejamento Ambiental Urbano: Definições e Objetivos 1) Como um bom gestor ambiental, indique o significado de planejamento. ... Resposta correta Realmente, o ato de planejar pode ser entendido como preparar a ação previamente . c) Planejamento é o ato de planejar e gerir uma empresa/órgão público.