É possível relacionar o Homem Vitruviano com o Antropocentrismo, visão que enxergava os seres humanos como seres superiores e centrais, já que o desenho de Leonardo da Vinci retrata a perfeição geométrica do corpo humano.
2- O que são as imagens em volta do homem vitruviano? O desenho mostra a figura de um homem nu, com os braços e as pernas abertas e em diferentes posições, de modo simétrico. ... Acompanhado da ilustração de Da Vinci, segue um texto que, em conjunto com o desenho, é considerado o Cânone das Proporções.
Resposta. Resposta: a figura presente na obra está dentro de um círculo e de um quadrado que tem relação com a numerologia sagrada, o círculo como símbolo da divindade e o quadrado símbolo da manifestação na matéria a partir da divindade.
35 cm x 26 cm
a distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem. o comprimento da mão é um décimo da altura de um homem. a distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do rosto. a distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento do rosto.
O Homem Vitruviano simboliza para a cultura ocidental a ciência e a razão. ... O artista buscou transmitir o Homem Vitruviano como uma forma de simbolizar a fragilidade da civilização, que pode "derreter".
O antropocentrismo foi uma das características mais marcantes do Renascimento, pois ela colocava o homem como centro do universo e a mais perfeita obra de criação da natureza, em detrimento do pensamento medieval, no qual a religião era o centro de tudo.
Resposta: O próprio Homem Vitruviano é a representação do humanismo, note que é a imageem de um homem perfeitamente alinhado a formas geométricas e no centro está a figura humana, representando o humanismo com características iluministas (o homem no centro das atenções).
Da Vinci é considerado o maior dos renascentistas tanto por sua perícia técnica quanto pela influência de suas obras artísticas, de modo que o modo como enxergamos Da Vinci hoje não necessariamente reflete como ele era visto pelos seus contemporâneos.