Ele obteve desse cruzamento sementes lisas e rugosas em uma proporção de 3: 1, ou seja, 75% das sementes eram lisas e 25% eram rugosas. Mendel resolveu chamar a característica que mais apareceu nos indivíduos de dominante e aquela que pouco se manifestou de recessiva.
Diversas características humanas obedecem a Lei de Mendel, são elas: albinismo, capacidade de dobrar a língua, capacidade gustativa para o PTC (feniltiocarbamida), lobo aderente e livre, entre outras.
Mendel analisou algumas características da geração parental (P) de todos os descendentes: Cor da semente; ... Esses experimentos consolidaram as Leis de Mendel, que na maioria das vezes são classificadas em duas: Lei da Segregação dos Fatores e Lei da Segregação Independente dos Genes.
A pessoa Dominante tem ênfase em atingir resultados, competitividade e confiança. É direta, firme e toma iniciativa. Gosta de desafios e resultados imediatos. Corre riscos e busca resolver problemas.
Para ser um homem dominante: Fale em voz de comando. Para que seja um homem dominante é preciso demonstrar para as mulheres que possui características de liderança, elas gostam de seguir homens convictos e que sabem o que desejam, para isso é importante que sempre fale imperativamente.