Os pais ou cuidadores devem:
A Constituição Federal, em seu art. 227, atribui à família o dever de educar, bem como o dever de convivência e o respeito à dignidade dos filhos, devendo esta, sempre primar pelo desenvolvimento saudável do menor. No mesmo sentido, o art. 229 da CF/88 atribui aos pais o dever de assistir, criar e educar os filhos.
Os pais tem muita importância na educação dos filhos, pois são responsáveis por legitimar ou rechaçar conhecimentos e valores adquiridos pelas crianças no processo civilizatório. Exercem, portanto, importante mediação na relação da criança com o mundo.
É importante que você demonstre preocupação e tente orientar da melhor forma, mas, às vezes, cobranças demais em vez de ajudar prejudicam. A melhor forma, sempre, é um diálogo com amor e tolerância.
O meu filho não me respeita: escute-o e dialogue com ele Pergunte às crianças sobre os sentimentos delas e expresse os seus próprios. Tente chegar a um acordo com elas. O melhor caminho para chegar aos seus filhos será sempre o amor e o respeito incondicionais.
8 conselhos para exercer uma autoridade assertiva com seus filhos
Respeito entre pais e filho. Aprenda a fazer a diferença
Os motivos para ela não deixar você sair pode ser vários, medo de acontecer alguma coisa com você na rua, esse ainda é o medo da minha mãe, hoje em dia tá feio o negócio, falta de confiança. Converse com ela, fala que você manda mensagem avisando que está tudo bem, a faça confiar mais em você.
Tente superar esse dilema aceitando quem você realmente é. Não se sinta pressionado a mudar sua essência por causa do desprezo dos seus pais. Comece escrevendo uma história. Tente detalhar todos os acontecimentos que levaram ao problema e como a rejeição o afetou.