LEI No 9.
Foi através da Lei 9.
I. Como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à educação ambiental, incumbindo aos meios de comunicação de massa colaborar de maneira ativa e permanente na disseminação de informações e práticas educativas sobre meio ambiente e incorporar a dimensão ambiental em sua programação. II.
A ideia do homem como ser superior e dominador da terra se desenvolve como uma visão utilitarista acerca da natureza. ... A fórmula medieval era a de que “a natureza foi criada por um Deus bom, para tornar boa a existência do homem sobre a terra, logo, a exploração da natureza pelo homem é umavontade divina“.
O meio ambiente não é somente a área florestal longe das cidades, mas sim o espaço em que vivemos. Saber que o meio ambiente é parte integrante do ser humano é vital para entender que a natureza e humanidade devem caminhar harmonicamente. Havia um equilíbrio entre homem e natureza. ...
Resposta: A ideia do homem como ser superior e dominador da terra se desenvolve como uma visão utilitarista acerca da natureza. Esta visão foi intensificada na Idade Média. ... O franciscanismo pregava que a natureza era ao mesmo tempo “nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa”.
Uma forma de melhorar as relações entre as pessoas, o homem e a natureza é por meio da educação, de modo a fazer claro a todos que um sujeito não pode viver isolado dos demais e que sem a natureza a sobrevivência é impossível.
Nesse contexto surge a concepção de domínio sobre a natureza porque "dominar a natureza seria dominar algo inconstante, imprevisível e instintivo". Nessa relação de dominação, para alguns a natureza é o objeto a ser dominado pelo sujeito, o homem.
O homem, diferentemente do animal, possui a consciência de seu gênero e de todos os outros tipos de gênero. Assim, ele desenvolve o conhecimento de si e do mundo por meio da percepção do que há em comum entre os seres e objetos, daquilo que os definem.