Os meios de transporte são de extrema importância para movimentação das pessoas, mas também são utilizados para deslocar alimentos, animais, matérias-primas e muitas outras cargas. Possuem grande relevância para o desenvolvimento econômico das cidades e são classificados em: terrestre, aéreo e marítimo.
Resposta. A roda mais antiga encontrada data de 3500 a.C. localizada no atual Iraque. A roda foi muito importante para o desenvolvimento humano, principalmente na criação de meios de transporte como o carrinho de mão, carroças e carruagens e atualmente são mais utilizadas em carros, motos e bicicletas.
O texto da autora Alice Gomes, intitulado "A Roda" é considerado informativo porque apresenta como a roda foi inventada pelo homem. A autora tem a preocupação de desenvolver uma história com todo o surgimento da roda, algo que é fundamental para os pneus.
Resposta. Resposta: Do tipo de texto informativo.
Essa região disputa com a Mesopotâmia (atual Iraque) o título de berço da roda. Modelos tridimensionais de carroças de cerâmica com quatro rodas foram desenterrados em meio a tumbas dos Baden no leste da Hungria e datam de 3.
No início a roda era feita de uma peça de madeira inteiriça, compacta e pesada. Para que ela se tronasse veloz e de mais fácil manejo, fizeram-se inúmeras aberturas, originando-se, pouco a pouco, a roda com raios. Estes eram em número de quatro, mas com o passar do tempo foram aumentando.
A primeira representação de uma roda já encontrada pelos arqueólogos data de 3500 a.C. – ou seja, há 5 500 anos – e foi feita numa placa de argila achada nas ruínas da cidade-Estado de Ur, onde hoje fica o Iraque. Isto significaria que a roda deve ter surgido por volta dessa época ou talvez alguns séculos antes.
CONHEÇA 15 DAS MAIORES INVENÇÕES E DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DA HUMANIDADE
Como a contagem do tempo está relacionada ao movimento de rotação da Terra, os primeiros relógios usavam a sombra de uma haste provocada pelo Sol. ... Os antigos gregos usavam a clepsidra, um relógio d'água, que consistia de um reservatório de água dotado de um furo.