As explorações sensoriais permitem que as crianças conheçam o mundo ao seu redor de diferentes formas. Assim, elas se descobrem, se aceitam, gostam de si, do seu entorno e ainda fortalecem vínculos.
Essas atividades são muitíssimo importantes, pois elas auxiliam o desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional e social dos pequeninos. As crianças, no geral, tendem a reter um grande número de informações, desde o seu nascimento até os cinco anos .
O que são? São exatamente as habilidades que estão associadas ao cinco sentidos do corpo humano: Tato, visão, audição, olfato e paladar.
Sensível, percebido através dos sentidos; palpável: fenômenos sensoriais. Referente ao processo por meio do qual um estímulo, interno ou externo, causa uma reação (física ou emocional): sistema sensorial. Etimologia (origem da palavra sensorial). Do francês sensoriel.
Em humanos, os principais órgãos do sistema sensorial são: pele, língua, nariz, ouvidos e olhos. Estes órgãos captam estímulos físicos ou químicos e os transformam em impulsos elétricos, que são transmitidos ao sistema nervoso central.
No caso da visão, verá a miopia, hipermetropia e astigmatismo. Em audição, a surdez é a principal doença. No equilíbrio, as labirintopatias. Para o olfato, você verá a rinite e a sinusite.
São eles: audição, olfato, paladar, tato e visão.
A sinestesia, o sétimo sentido, é que transformará e fará diferença nas pessoas, nos ambientes e no mundo corporativo. ... O ser humano possui cinco sentidos fundamentais, com os quais se relaciona e se comunica e percebe o mundo. São eles: audição, olfato, paladar, tato e visão.
Sistemas sensoriais comumente reconhecidos são aqueles visão, audição, tato,paladar,olfato e equilíbrio. Em suma, os sentidos são transdutores do mundo físico para o reino da mente, onde interpretamos a informação, criando nossa percepção do mundo que nos rodeia.
Tradicionalmente, aceitamos que os seres humanos possuem cinco sentidos principais: visão, olfato, paladar, audição e tato.
Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato. O meio interno e o externo proporcionam uma grande variedade de sensações, que são percebidas graças ao nosso sistema nervoso e aos nossos órgãos dos sentidos.