Os antibióticos mais usados são:
É muito simples: pesamos todos os cachorros durante os primeiros 10 dias (e a partir daí, a cada 4 ou 5 dias) e certificamo-nos de que o peso aumenta em todos eles. Se for necessário, sobretudo em ninhadas mais numerosas, também podemos estabelecer turnos para que todos tenham a oportunidade de receber alimento.
Portanto, indica-se na 1ª semana de lactação, 50% a mais de ração que a quantidade indicada ao seu peso normal, na 2ª semana, 100% a mais, na 3ª semana, 150% a mais e na quarta semana 200% a mais, e manter assim até a 6ª semana, pois, normalmente, os filhotes começam a se alimentar não somente de leite.
As contrações são os últimos sintomas que a cadela vai parir e indicam que o momento do parto é iminente. Podem se ver movimentos rítmicos e repetitivos do ventre, que poderão ser vistos sobretudo se estiver de lado. É normal que, durante esta fase, sua cadela tenha um pouco de dor.
Administração: Administrar por via subcutânea após os devidos cuidados da assepsia. Precauções: Manter a embalagem sempre fechada em local fresco e seco ao abrigo da luz solar e fora do alcance das crianças e de animais domésticos.
Em casos normais, as membranas são expulsas dentro de 12h do parto. Se demorar de 12 a 24h após o parto, é considerada uma expulsão retardada. Já a retenção da membrana acontece nos caos que a placenta que não for expulsa dentro de 24h.
PLACENTINA é indicado para: ATONIA UTERINA - Para provocar ou reforçar as contrações do útero durante o parto para a expulsão do feto ou da placenta (retenção da placenta).
Na moderna suinocultura, a intervenção obstétrica manual durante o parto é útil quando o intervalo entre os nascidos excede entre 20 e 30 minutos para evitar a exaustão da fêmea, desde que outras atitudes já tenham sido tomadas, como estimulá-la a levantar-se e fazer-lhe uma massagem abdominal.
Os cuidados se iniciam antes do parto das ninhadas, com a adequação da maternidade. Logo após o nascimento, é preciso remover os restos fetais (líquidos e membranas), cortar e desinfetar o cordão umbilical e a cauda, prover conforto térmico e colocar em contato com o úbere da porca para a primeira mamada.
Cuidados com leitões recém-nascidos