A Brinquedoteca hospitalar tem o objetivo de auxiliar a criança internada e seus familiares a passarem por esse momento de uma forma mais “tranquila” uma vez que nesse espaço eles poderão deixar por alguns momentos as tensões, medos, ansiedades que a hospitalização traz.
Resposta: Explicação: As brincadeiras proporcionam a estruturação das ideias, pensamento e linguagem é através do brincar que a criança cria seu propri mundo e se expressa livremente sem medo de errar ou acertar e ainda as brincadeiras auxiliam o desenvolvimento da coordenação motora, fina e ampla.
Recursos materiais entendidos como mobiliário, espelhos, brinquedos, livros, lápis, papéis, tintas, pincéis, tesouras, cola, massa de modelar, argila, jogos os mais diversos, blocos para construções, material de sucata, roupas e panos para brincar, etc.
Na educação, usamos o conceito do lúdico para nos referir a jogos, brincadeiras e qualquer exercício que trabalhe a imaginação e a fantasia. A ludicidade é um instrumento potente para o processo de ensino-aprendizagem em qualquer nível de formação, mas está presente com mais frequência na Educação Infantil.
Já a ludicidade é vista como ação que desenvolve a imaginação e as múltiplas linguagens do ser humano, e o resultado desta ação pode ser denominado também como atividade lúdica utilizando jogos, brinquedos, brincadeiras e outras atividades que remete aquele que brinca.
A ludicidade contribui na aprendizagem e conhecimento da criança, pois possibilita criatividade, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre o grupo desenvolvendo seu potencial cognitivo, motor e social. ... Cada criança é um ser único, com anseios, experiências e dificuldades diferentes.