Sindesmótomo. Instrumento cirúrgico não articulado cortante. ... Utilizado para sindesmotomia, descolamento ou diérese, para cirurgias em geral.
Função dos Instrumentais Os instrumentais em odontologia tem como função possibilitar ao cirurgião dentista realizar os procedimentos de atendimento ao paciente. ...
Principais materiais restauradores utilizados na odontologia
O número de dentes a serem incluídos no campo a isolar deve ser o maior número possível. Deve ser isolado no mínimo 3 dentes ou 4 (dois para distal e um para mesial), com exceção no tratamento endodôntico onde somente o dente a ser tratado será isolado.
Os instrumentos manuais mais freqüentemente empregados em Endodontia estão relatados neste documento.
Condensadores : condensadores permitem cortar os cones de guta-percha e realizar condensação vertical.
Kit com 1 pinça clínica, 1 sonda exploradora nº 5, 1 escavador nº 17 e 1 cabo com espelho nº 5.
Um explorador dental ou sonda exploradora é um instrumento odontológico,sendo muito utilizado no dia-a-dia do profissional. ... Até bem poucos anos, era preconizado que dentistas utilizassem o explorador para determinar a presença cavidades de cárie dental no esmalte do dente.
Sonda periodontal milimetrada para exploração e medição de bolsas periodontais.
Essa ferramenta que assusta muita gente é conhecida na odontologia como caneta de alta rotação. Como o próprio nome diz, a partir de uma alta rotação da turbina, feita por ar comprimido e irrigada com água abundante, possibilita que a broca perfure ou corte o esmalte do dente.
O primeiro passo para fazer o isolamento absoluto é marcar o lençol de borracha com a caneta. Para isso, prenda-a ao arco metálico Young nas extremidades. Em seguida, peça para que o paciente abra a boca e apoie o lençol sobre os dentes que serão isolados, marcando-os com a caneta sobre a borracha.
Tipos especiais de isolamento: Grandes aberturas do lençol de borracha e associação com cianoacrilato e rolo de algodão (para restaurações múltiplas, pontes, aparelhos ortodônticos fixos e/ou contenções), dentes mal posicionados.
nº 211 = Indicado para todos os dentes anteriores incisivos. nº 212 = Indicado para todos os dentes anteriores cervicais. nº 212L = Indicado para dentes anteriores e inferiores de canino a canino lado direito. nº 212R = Indicado para dentes anteriores e inferiores de canino a canino lado esquerdo.
Trata-se de um dispositivo de prensa para fixar, firmar ou proteger objetos de modo rígido, impedindo movimento ou separação dos mesmos durante o trabalho. Existem muitos tipos de grampos disponíveis para as mais diversas finalidades.
* nº 26: Indicado para molares. Este grampo possui curvatura que melhora o afastamento e dá mais estabilidade. * nº 27: Indicado para pré-molares superiores e inferiores. possui uma curvatura gengival que promove maior estabilidade.
A dentição é formada por dois grupos de dentes: anterior e posterior. Estes, por sua vez, estão divididos em dois subgrupos: o grupo de dentes anteriores consiste em incisivos e caninos; o grupo de dentes posteriores é formado por pré-molares e molares.
Ordem de queda Podem existir alterações nessa ordem, mas em geral os primeiros a cair são os incisivos centrais inferiores, aos 5-7 anos. Depois, os incisivos centrais superiores, seguidos pelos incisivos laterais. Geralmente os dentes inferiores caem antes dos superiores.
Os laterais superiores (9 a 13 meses) surgem antes dos laterais inferiores (10 a 13 meses), e caem entre os 7 e os 8 anos de idade. Ao lado dos incisivos laterais, estão os caninos, e os superiores (16 a 22 meses) irrompem antes dos inferiores (17 a 23 meses). Esses dentes caem entre os 9 e os 12 anos de idade.
Contudo, Andréia reforça que o mais indicado é deixar o dente cair naturalmente. Já em casos mais complicados, o dentista pode ajudar. “Se o dentinho mole está atrapalhando na mastigação, gerando dor e desconforto, ou até se o dente permanente já apontou e outro está resistindo firme e forte”, exemplifica ela.