O EDTA é um ácido que atua como ligante hexadentado, ou seja, pode complexar o íon metálico através de seis posições de coordenação. ... Também é usado durante tratamento endodôntico por ter uma função quelante e retirar íons cálcio (Ca2+). Essa afinidade com o cálcio, faz com que seja também utilizado como anticoagulante.
Estes últimos, quando presentes na cadeia carbônica, são denominados heteroátomos. Os heteroátomos mais comuns são: Nitrogênio (N), Oxigênio, Enxofre (S) e Fósforo (P). Exemplo: O átomo de Oxigênio presente na cadeia acima é um heteroátomo, pois está entre carbonos.
Explicação: Não pode ser considerado heteroátomo pois é um átomo de hidrogênio e que pode se encontrar entre dois ou mais átomos de carbono. Para ser um heteroátomo é necessário que seja diferente de Carbono ( C ) e Hidrogênio ( H ) e se encontre entre dois ou mais átomos de carbono.
Resposta. Heteroátomos são átomos de qualquer elemento, exceto carbono e hidrogênio. Na química orgânica, heteroátomo é um átomo diferente do carbono e do hidrogênio, que na cadeia carbônica está entre dois átomos de carbono.
A cadeia carbônica só pode ser considerada heterogênea, se o heteroátomo (átomo de qualquer elemento que não seja Carbono ou Hidrogênio) estiver entre dois Carbonos. Se não, ela é considerada homogênea.
As cadeias carbônicas são geralmente representadas em bastão, indicando cada tipo de ligação entre as moléculas de carbonos por traços (—) e cada carbono é representado nas cadeias em um ponto ou nas extremidades de cada traço.
É uma fórmula que representa a cadeia carbônica em ziguezague formando vértices.
Elas recebem esse nome porque se formam a partir da ligação dos átomos de carbono. Há diversos tipos de cadeia e sua classificação é feita conforme a posição dos átomos de carbono, a ligação entre si, a ligação entre os átomos de hidrogênio ou outros compostos.
Fórmula Estrutural é o esquema que indica a estrutura, ou seja, a disposição dos átomos que compõem os elementos químicos, bem como a ligação entre eles. Ela pode ser representada de diferentes formas: plana, condensada ou eletrônica.
Fórmula estrutural é a representação utilizada para demonstrar cada uma das ligações covalentes existentes entre os átomos de uma molécula.