Atua na área de controle de qualidade, rotina de laboratório químico, análises de controle de qualidade, além de controlar os documentos pertinentes ao laboratório. Acompanha primeira produção industrial interna ou em terceiros de produtos reformulados, desenvolvidos ou que apresentem desvios.
O que o Analista de Laboratório Júnior faz? Coleta, recebe e distribui material biológico de pacientes. Realiza exames conforme solicitações vindas do médico. Faz, checa, calibra e faz manutenção corretiva dos equipamentos.
Acompanha o desempenho dos medicamentos que já estão no mercado e as ações que são realizadas e compartilhada pela vigilância sanitária dos estados, municípios e pela Anvisa.
Prepara, analisa e renova a documentação legal da empresa para registro de produtos na ANVISA e outros órgãos reguladores, elaborando dossiês referentes à registro, alterações e pós-registro para cumprir as exigências. Responde exigências formuladas pelas agências reguladoras.
O biomédico pode trabalhar em hospitais, clínicas, indústrias e laboratórios, entre outras instituições públicas e privadas. Existem, hoje, 33 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Biomedicina.