A Matriz GUT é uma ferramenta que auxilia na priorização de resolução de problemas (por isso é também conhecida como Matriz de Prioridades). A análise GUT é muito utilizada naquelas questões em que é preciso de uma orientação para tomar decisões complexas e que exigem a análise de vários problemas.
Charles H. Kepner
Como montar a matriz GUT?
Introdução Matriz GUT (sigla para resumir as palavras Gravidade, Urgência e Tendência), é uma ferramenta ou método muito utilizado pelas empresas em geral para priorizar os problemas que devem ser resolvidos pela gestão.
A matriz de priorização de processos é uma ferramenta de fácil utilização e de simples entendimento que ajuda no processo de priorização dos problemas e de situações internas da empresa. ... Geralmente, a matriz de priorização é integrada a outros métodos de gestão de qualidade, como o ciclo PDCA, na fase de Planejamento.
É uma ferramenta para montar estratégias, definir processos, analisar necessidades e requisitos de informação, porém, antes de chegar nessas metas é necessário montar um raio X, ou seja, traçar uma matriz explicando como a sua empresa se relaciona hoje com seus clientes e como ela deseja se relacionar no futuro.
Como usar uma matriz de priorização em 6 passos
Quais as principais metodologias de priorização de projetos?
Para se montar a Matriz de Decisão devemos:
Estabelecer prioridades quando tudo parece prioritário não é algo fácil de fazer. Veja alguns métodos para organizar a agenda e não se enrolar com os prazos
Como selecionar projetos para o portfólio
Entenda como funciona um projeto Green Belt
Como fazer um Project Charter? Um bom project charter deve conter o título do projeto, o nome do líder do projeto, a data de elaboração do contrato e a descrição do problema. Deve apresentar claramente os objetivos do projeto e o que é esperado da equipe, garantindo assim o comprometimento dos envolvidos.
O Lean Six Sigma tenta corrigir processos quebrados que já existem. ... Uma variante do Seis Sigma, o Design For Six Sigma (DFSS) é uma metodologia usada para projetar do zero ou reprojetar um produto ou processo. Seu objetivo é atender os requisitos do cliente e ter um nível de qualidade esperado do Seis Sigma.
Lean concentra-se na análise do fluxo de trabalho para reduzir o tempo de ciclo e eliminar o desperdício. ... Para resumir a principal diferença entre Lean vs Six Sigma, Lean olha as maneiras de melhorar o fluxo, enquanto o Six Sigma se concentra em obter resultados consistentes.
Qual a diferença entre Seis Sigma e Lean Manufacturing? A diferença é que enquanto o Seis Sigma atua na redução da variabilidade e dos defeitos do processo a fim de torná-lo mais eficaz, o Lean tem como objetivo tornar o processo mais eficiente ao reduzir desperdícios e aumentar a velocidade da produção.
Ciclo PDCA É um método para melhoria contínua de processos. Ele possui quatro etapas fundamentais: Plan (Planejar): definir aquilo que precisa ser feito antes de melhorar o processo. Do (Fazer): identificar e implantar as melhorias de processos.
A metodologia Lean Seis Sigma já demonstrou ao longo da sua história a enorme capacidade de redução de custos e desperdícios e otimização dos processos para as grandes empresas. O conhecimento na metodologia Lean Seis Sigma faz a diferença para as empresas com projetos que impactam verdadeiramente a organização.