Como calcular o Volume? O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). No entanto, alguns materiais sólidos como os cones, cilindros, pirâmides e esferas possuem fórmulas próprias, uma vez que suas dimensões e formas são específicas.
Se você precisa apenas de parte de uma esfera, como a metade ou um quarto, descubra primeiro o volume completo e, a seguir, multiplique-o pela fração que deseja calcular. Por exemplo, para descobrir o volume de meia esfera que possui volume igual a 8, basta multiplicar 8 por ½ ou dividir esse valor por 2, para obter 4.
Resposta. V=4/3 . 5³ .
Explicação passo-a-passo: Caso tenha uma esfera com um diâmetro de 16 cm, encontre o raio dividindo 16/2, chegando ao resultado final de 8 cm. Se o diâmetro for 42 cm, o raio vai ser 21 cm. Caso tenha uma esfera com uma circunferência de 20 m, encontre o raio dividindo 20/2π, chegando ao resultado final de 3,183 m.
A medida de um arco no círculo trigonométrico pode ser dada em grau (°) ou radiano (rad). 1° corresponde a 1/360 da circunferência....Para auxiliar nas medidas, confira abaixo algumas relações entre graus e radianos:
Uma medida angular descreve exatamente a forma, ou tamanho, de um ângulo. A unidade básica de medida angular é o grau designado pelo símbolo o . Uma circunferência inteira é dividida em 360 o e um ângulo reto mede 90 o .
Uma aplicação do teorema de Pitágoras no círculo é calcular a distância de uma corda em relação ao centro do círculo. Para demonstrar como fazê-la, iremos utilizar um círculo de raio 17cm e uma corda com medida de 30cm. A distância entre um ponto da circunferência e o centro sempre é o raio.
O comprimento do arco de circunferência é definido pela fórmula , sendo r a medida do raio e α a medida do ângulo central. De acordo com o enunciado, o ângulo central mede 60º. Logo, α = 60. Além disso, a medida do raio é igual a 1,5 cm, ou seja, r = 1,5.