Como se percebe, a principal preocupação do Pacto de Varsóvia foi de organizar militarmente os países do Bloco Leste Europeu, com o intuito de intimidar os membros da OTAN e evitar uma guerra catastrófica entre membros das duas alianças.
O Pacto estabelecia o compromisso de ajuda mútua dos países participantes em casos de agressões militares contra algum deles. Embora tenha sido criado com esse objetivo, o acordo de Varsóvia serviu principalmente para conter revoltas internas em seus próprios territórios.
O Plano Marshall foi um programa de ajuda econômica dos EUA aos países da Europa Ocidental com o objetivo de reconstruí-los após a II Guerra Mundial. Plano Marshall, ou Plano de Recuperação Europeia, foi um programa de ajuda econômica dos EUA aos países da Europa Ocidental após a II Guerra Mundial.
O Plano Colombo é baseado no conceito de parceria de autoajuda e ajuda mútua, com o objetivo de melhorar o avanço socioeconômico de seus países membros. Ao longo dos anos, o Plano Colombo evoluiu para refletir as necessidades dos países membros em um ambiente econômico global em rápida mudança.
O Plano Colombo foi uma iniciativa estadunidense da década de 1950, ou seja, no contexto da Guerra Fria, para realizar empréstimos para os países do sul e sudeste da Ásia, tendo sido semelhante, no objetivo, ao Plano Marshall, embora os recursos designados para este projeto tenham sido bem menores.
Em 1951, foi elaborado o Plano Colombo, uma organização dirigida para os países do Sudeste Asiático, ou também, os Tigres Asiáticos, com intenções de reestruturação social. De forma mais clara, seriam empréstimos cedidos aos países asiáticos.
Plano Marshall foi um plano econômico e ideológico dos EUA para impedir influência soviética na Europa pós 2° guerra já o plano colombo foi uma programa que era destino a auxiliar os países do continente asiático, pós segunda guerra também.
O plano de Cristóvão Colombo para chegar a Índia era "testar" a teoria de que a Terra é redonda e ao invés de contornar a África para comercializar com a Índia, ir na direção oposta e encontrar a Índia do outro lado, mas Colombo não tinha consciência da existência das Américas, que ficavam nessa rota traçada por ele e ...
No dia 3 de agosto de 1492, Cristóvão Colombo içou velas para iniciar sua viagem em busca do caminho para as Índias, a terra do ouro e das especiarias. ... Seu destino era a Índia, a terra do ouro e das especiarias. Para chegar até lá, nessa época, ainda era necessário contornar a África.
Na expedição, Colombo descobriu as ilhas das Antilhas e Martinica e a região de Porto Rico. A terceira viagem foi realizada em 1498, com seis naus que alcançaram a ilha da Trinidad. Na quarta e última viagem em 1502 com quatro naus, Colombo alcançou a Jamaica e a Ilha de Pinos nas Honduras.
Foi somente por intervenção do tesoureiro do reino, Luis Santángel, que os reis católicos foram convencidos de financiarem a sua viagem. O contrato de Colombo com a Espanha foi assinado em 17 de abril de 1492.
Assim, partiu em 13 de agosto de 1492, com apenas duas caravelas: Nina e Pinta e a nau Santa Maria. A tripulação estava composta de 90 homens que chegaram à América 61 dias depois, aportando nas Bahamas e, logo depois, em Cuba e Santo Domingo.
Muito embora viajantes europeus e possivelmente asiáticos já tivessem conhecido o continente séculos antes, e já houvesse habitantes autóctones há vários milhares de anos habitando as terras, foi este navegador que possibilitaria a integração das Américas ao resto do mundo conhecido.