Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia. O número de subníveis que constituem cada nível de energia depende do número máximo de elétrons que cabe em cada nível.
Cada traço diagonal seguinte indica subníveis de mais energia que os do traço anterior. Sempre o subnível mais abaixo da mesma linha diagonal tem mais energia que o anterior. Assim: 2s tem mais energia que 1s (presentes em traços diagonais diferentes);
O diagrama de Pauling representa os níveis, que são as camadas eletrônicas do átomo. São sete níveis, enumerados de forma crescente do mais próximo ao núcleo para fora (1, 2, 3... 7) e, denominados, respectivamente, pelas letras K, L, M, N, O, P e Q. Existem no máximo quatro subníveis, que são: s, p, d, f.
Camada de valência é a última camada a receber elétron em um átomo a partir de sua distribuição eletrônica. Através do Principio de Linus Pauling, os átomos podem possuir até sete camadas de distribuição eletrônica, denominadas de K, L, M, N, O, P e Q.
Número de elétrons no subnível mais energético: o subnível mais energético é o 6s. Assim, o número de elétrons nele é 2. Número de elétrons no subnível mais externo: o subnível mais externo também é o 6s. Assim, o número de elétrons nele é 2.
s é o menor subnível. Note na distribuição do Ferro (Fe) que o subnível mais energético é o d; logo, este é um elemento transitivo; observe também que há 6 elétrons na última camada, fazendo parte do grupo 8, transitivos.
Assim, o elemento Ferro possui 2 elétrons (4s2) em sua camada de valência. Assim, o elemento Prata possui 1 (5s1) elétron em sua camada de valência. Desta forma, é possível conhecer as ligações prováveis entre os diversos elementos, assim como a sua provável transformação em cátions e ânions.
Onde o chumbo é encontrado Os Estados Unidos, a China, a Austrália e algumas áreas da América do Sul são os maiores produtores de chumbo. Raramente ele é encontrado na forma pura. O mineral mais comum que contém chumbo chama-se galena.
Podemos listar a presença e utilidade do chumbo em variados setores e produtos:
s2
O polônio
Os elementos representativos da Tabela Periódica são aqueles que pertencem às famílias que eram indicadas pela letra A e hoje correspondem aos grupos 1,2 e 13 a 18. Os elementos representativos possuem o elétron mais energético no subnível s ou p, dependendo da família a que pertence. ...
Os representativos variam no número de elétrons da última camada, a de valência. E há os que têm sua variação no número de elétrons da penúltima camada, como os actinídeos e os lantanídeos. Os da penúltima camada são chamados de elementos de transição externa; os da penúltima, elementos de transição interna.