EQST

Qual A Diferença Entre Analogia E Homologia?

Qual é a diferença entre analogia e homologia?

A homologia diz respeito à ancestralidade, e a analogia relaciona-se à evolução convergente. Ao analisar os seres vivos, verificamos, com certa frequência, estruturas que nos fazem crer em alguma ancestralidade em comum e no processo de evolução.

Qual a diferença entre analogia e homologia Cite exemplos?

Homologia: semelhança entre estruturas de diferentes organismos, devida unicamente a uma mesma origem embriológica. Analogia: semelhança morfológica entre estruturas, em função de adaptação à execução da mesma função.

O que quer dizer a palavra convergência?

substantivo feminino Condição do que caminha para o mesmo ponto ou objetivo: convergência de opiniões. Qualidade do que é capaz de convergir, dirigir-se para um ponto comum. Ação ou efeito de convergir, tender para um ponto em comum.

Quem são os homólogos o que eles indicam em termos de evolução?

Os órgãos homólogos são os que possuem semelhante origem embrionária, podendo ou não desempenhar as mesmas funções. Em termos de evolução indicam a irradiação adaptativa, onde várias espécies originaram de um ancestral em comum .

Qual a diferença entre estruturas análogas e homólogas?

Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função. As estruturas homólogas sugerem ancestralidade comum. Analogia: refere-se à semelhança morfológica entre estruturas, em função de adaptação à execução da mesma função.

Qual a diferença entre o darwinismo e o neodarwinismo?

Darwinismo: explicação da necessidade de haver indivíduos mais bem adaptados. A partir disto, Darwin desenvolveu a teoria da seleção natural. Neodarwinismo: Esta nova corrente baseia-se em dois factores vitais: a variabilidade genética e a seleção natural.

Qual é o principal fator evolutivo criador de diversidade genética em uma espécie?

A mutação é o principal fator gerador de variabilidade genética. 1. Mutação: é a principal fonte para o surgimento de variabilidade genética. As mutações ocorrem ao acaso e permitem o surgimento de novos alelos nos indivíduos.