Páscoa
Tempos litúrgicos
Notas
As vestes seguem um tempo litúrgico que é marcado por quatro cores específicas: verde, vermelho, branco e roxo; além das cores róseo e preto, utilizadas em momentos específicos.
Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. E você sabe de onde vem essas cinzas? São uma mistura da queima dos galhos do Domingo de Ramos do ano anterior e água benta. Na Quarta-feira de Cinzas (e também na Sexta-feira Santa) a tradição católica diz que deve-se fazer jejum e a não comer carne.
Com o passar dos séculos, a carne deixou de estar presente somente nos banquetes e perdeu seu caráter simbólico de pecado. A orientação atual é que os católicos que desejarem se abstenham na Quarta-Feira de Cinzas, nas sextas-feiras da Quaresma e na Sexta-Feira Santa.
Apesar de pensarmos que a quarta-feira de cinzas é feriado até meio dia, vermos a abertura dos comércios apenas na parte da tarde e as empresas voltando a funcionar na metade do dia, não há nenhuma relação disso nas leis trabalhistas. Na verdade, a razão para isso acontecer há tanto tempo é uma questão cultural.
Por força da tradição, o expediente na Quarta-feira de Cinzas só começa após o meio-dia. Mas os empregadores não são obrigados a liberar os funcionários no período da manhã. Isso porque, assim como o carnaval, a Quarta-Feira de Cinzas não é um feriado nacional e sim ponto facultativo.
Quarta-feira de Cinzas (facultativo até as 14h);