A fenolftaleína, como indicador de pH, possui a propriedade de apresentar coloração rosada em meio básico.
Coloca-se o eletrodo dentro da solução que deseja-se descobrir o pH e faz-se a leitura do peagâmetro. Também são utilizados diversos indicadores ácido-base (substâncias orgânicas que mudam de cor em contato com substância ácida e básica), como a fenolftaleína, azul de bromotimol e alaranjado de metila.
Pode-se medir o pH de uma solução usando um indicador universal. As tiras de pH, também conhecidas como indicadores ácido-base, auxiliam na leitura do pH de soluções aquosas.
COMO MEDIR O pH DE PRODUTOS COSMÉTICOS SÓLIDOS E SEMISSÓLIDOS?
Medição através da Tira Universal de pH Imergir o papel indicador de pH dentro da solução durante cerca de 3-5 segundos. Retirar a tira da solução, removendo o excesso de líquido. Compare a cor da tira com as cores da tabela presente na caixa, elas vão indicar se a solução é alcalina, ácida ou básica.
Os solos podem ser naturalmente ácidos em razão da pobreza do material de origem em cálcio, magnésio, potássio e sódio, que são as bases trocáveis do solo ou à intensidade dos processos de intemperização, que resultam em maiores teores de hidrogênio e alumínio no complexo de troca do solo e, consequentemente, também na ...
A única função do Calcário é corrigir a acidez do solo. ... Tão importante quanto aumentar o pH é o fato de fornecer cálcio e magnésio, dois macronutrientes fundamentais para a estruturação física do solo, para a promoção da atividade microbiana, para o desenvolvimento das plantas e para a eficiência das adubações.
As práticas que visam a correção do solo propiciam boas condições para o crescimento radicular, o controle de plantas daninhas, as operações de adubação, o preparo de mudas, colabora para o sucesso do plantio, do estabelecimento e da produtividade da cultura.
Adubação de correção Tem como finalidade a correção das possíveis carências nutricionais do solo. Nela procura-se corrigir principalmente os teores do fósforo e do potássio. Para estabelecer as doses a serem aplicadas utiliza-se análise de solos.
“A prática da calagem é, atualmente, o método mais comum para fazer a correção da acidez do solo, apresentando as vantagens de, ao mesmo tempo, neutralizar o alumínio, elevando o pH do solo, e fornecer cálcio e magnésio, que são elementos fundamentais para a nutrição das plantas”, ensinam os pesquisadores.