Os ventrículos cerebrais são espaços localizados nos hemisférios cerebrais que se comunicam entre si, sendo o local por onde o líquor se movimenta. O cérebro humano possui quatro ventrículos: o primeiro está localizado no hemisfério esquerdo do cérebro, enquanto o segundo está em seu extremo oposto.
Estes são estruturas que apresentam comunicação entre si. Os ventrículos laterais (direito e esquerdo) originam da luz do telencéfalo. ... Os ventrículos laterais comunicam com o III através do forame interventricular. O aqueduto cerebral origina da luz estreitada do mesencéfalo, o qual comunica o III com IV ventrículo.
O quarto ventrículo (4rd ventricle) é uma cavidade localizada posteriormente à ponte, à metade superior do bulbo, e anteriormente ao cerebelo. Ele é contínuo com o aqueduto cerebral (mesencefálico, ou de Sylvius) acima, e o canal central da medula espinhal na metade superior do bulbo.
O tálamo é uma estrutura localizada no diencéfalo, entre o córtex cerebral e o mesencéfalo, formada fundamentalmente por substância cinzenta (núcleos de neurônios) do encéfalo. São duas massas neuronais situadas na profundidade dos hemisférios cerebrais.
Neurociência Cognitiva: A Ciência da Aprendizagem e da Educação. A Neurociência estuda o sistema nervoso central, bem como as capacidades mentais do ser humano.